Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Anfavea: produção, vendas e exportação de veículos crescem

Indústria automobilística comemora melhor mês do ano em produção, mas no acumulado do ano as vendas ainda estão abaixo de 2021

9 set 2022 - 14h56
(atualizado às 15h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea
Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea
Foto: Sergio Quintanilha / Reprodução YouTube

A Anfavea apresentou bons números da indústria automobilística em agosto. Em transmissão ao vivo pela internet, o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Márcio de Lima Leite, mostrou que agosto foi o melhor mês do ano em produção de veículos leves e pesados, totalizando 237.961 unidades.

Com isso, o acumulado do ano representa um aumento de 4,7% no total de veículos e de 4,9% em veículos leves (carros de passeio, picapes, vans e furgões). Trata-se de uma boa notícia para uma indústria que vem sofrendo há cerca de um ano e meio com a falta de componentes para produzir.

De janeiro a agosto, a produção de veículos no Brasil atingiu 1,548 milhão de unidades, contra 1,478 milhão no mesmo período do ano passado. As vendas internas também subiram em agosto, com o total de 208.607 veículos licenciados. Porém, no acumulado do ano, as vendas ainda estão em baixa.

Segundo a Carta da Anfavea (boletim informativo da entidade), a indústria tem este ano uma perda acumulada de -8,0% no total de veículos e de -8,4% em veículos leves. De janeiro a agosto, foram vendidos no Brasil 1,308 milhão de veículos, contra 1,422 milhão noi mesmo período do ano passado.

Os números de exportação foram positivos tanto no mês quanto no acumulado de oito meses. Com um forte crescimento de 32,2%, a indústria automobilística já exportou 334.959 veículos este ano, contra 253.342 no ano passado.

“Em agosto, pela primeira vez em um ano e meio, conseguimos operar sem nenhuma fábrica completamente parada”, disse Márcio de Lima Leite. “O fluxo de semicondutores finalmente começa a melhorar, embora ainda estejamos passando por um período de restrições de oferta.”

Guia do Carro
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade