Alfa Romeo Tonale é revelado na Europa com visual ousado
Construído sobre a plataforma do Jeep Compass, Alfa Romeo Tonale é revelado oficialmente na Itália e estreia com versão híbrida de 275 cv
O segmento de SUVs médios acaba de ganhar um novo concorrente na Europa. Depois de anos de expectativa, a Alfa Romeo revelou oficialmente nesta terça-feira (8) a versão de produção do SUV Tonale. Com visual esportivo, NFT próprio e plataforma de Jeep Compass, o modelo estreia três anos após a apresentação da versão conceitual revelada no Salão de Genebra de 2019.
Cada unidade do Alfa Romeo Tonale acompanha um certificado digital NFT (non-fungible token) único. Baseado na tecnologia blockchain, o certificado registra os dados de uso do carro de forma criptografada e não modificável das principais fases do ciclo de vida de um veículo individual, mediante a autorização do proprietário. De acordo com a montadora italiana, o certificado digital pode ser utilizado como garantia de que o carro foi devidamente mantido, com um impacto positivo no valor de revenda do veículo usado.
Medindo 4,53 m de comprimento, 1,84 m de largura e 1,60 m de altura, o Alfa Tonale tem dimensões semelhantes às do Jeep Compass. A exceção fica para o comprimento, que é 13 cm maior no SUV italiano. Feito sobre a plataforma Global Small Wide também utilizada pelo modelo da Jeep, o Alfa Romeo ganhou modificações na estrutura para utilizar mais alumínio na construção e acomodar os sistemas de eletrificação.
Por fora, o design manteve grande parte das linhas da versão conceito. A dianteira segue a identidade visual da Alfa Romeo, e traz como destaque a tradicional grade Cuore Sportivo da montadora italiana. Desenvolvidos em parceria com a Marelli, os faróis matriciais têm formato fino e horizontal e contam com assinatura visual em LED e indicadores dinâmicos de seta.
Na parte inferior, o para-choque traz grandes entradas de ar. Nas laterais, o Alfa Romeo Tonale traz apliques pretos nos para-lamas e rodas de liga-leve que podem variar de 17’’ a 20’’, dependendo da versão. Assim como na versão conceito, a linha dos vidros laterais é um dos destaques do Tonale, e traz uma linha inferior ascendente que lembra o esportivo 8C Competizione.
Na traseira, o Alfa Romeo Tonale também segue a identidade visual antecipado pelo conceito. O SUV traz finas lanternas de LED de formato horizontal que são interligadas ao logotipo da montadora italiana por uma barra luminosa. Logo abaixo, a tampa do porta-malas ainda traz o nome do modelo em posição centralizada. O para-choque, por sua vez, conta com um aplique em preto na região da placa.
Por dentro, o Tonale conta com comandos voltados para o motorista e acabamento esportivo. O destaque fica para o painel de instrumentos digital de 12,3’’ e para a central multimídia de 10,25’’ de aspecto flutuante. Ela traz as funções Apple CarPlay e Android Auto, além de contar com integração com a assistente virtual Amazon Alexa. Os bancos contam com revestimento em Alcantara e couro vegano nas versões topo de linha.
Sob o capô, o Alfa Romeo Tonale terá versões a diesel, híbridas e híbridas plug-in. Dentre as opções, o destaque fica para a versão topo de linha Q4 plug-in, que combina o motor 1.3 turbo da Stellantis a um propulsor elétrico no eixo traseiro. Juntos, eles oferecem 275 cv de potência combinada e até 80 km de alcance 100% elétrico. A tração é integral e o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 6,2 segundos. O câmbio é um automático de 7 marchas.
As primeiras unidades do Alfa Romeo Tonale devem chegar ao mercado europeu até junho deste ano. Os preços do SUV ainda não foram revelados oficialmente, e devem ser divulgados apenas no início das encomendas do modelo em abril. Posteriormente, o SUV também deve chegar aos EUA e outros paises. No entanto, o Alfa Romeo Tonale ainda não tem previsão de chegada ao Brasil.