99 e Caoa Chery querem popularizar carro elétrico no Brasil
Parceria que envolve montadora Caoa Chery e outras empresas do setor automotivo quer criar 10 mil pontos de recarga para elétricos até 2025
Nove empresas do setor de mobilidade urbana estão se unindo para lançar uma coalizão que pretende democratizar os carros elétricos no Brasil. Batizada de Aliança pela Mobilidade Sustentável, a iniciativa é liderada pela 99 e visa impulsionar a infraestrutura para veículos sustentáveis no país. Entre as empresas aliadas, estão Caoa Chery, Ipiranga, Movida, Raízen, Tupinambá Energia, Unidas e Zletric.
Dentre os objetivos da parceria, a coalizão pretende aumentar a participação de carros elétricos para 10% das vendas e criar 10 mil estações públicas de carregamento até 2025, e ter 100% da frota do aplicativo de transporte 99 até 2030. De acordo com os membros da aliança, o objetivo é que veículos de matriz energética mais limpa sejam acessíveis aos motoristas parceiros da 99, em termos financeiros e de infraestrutura.
A missão da parceria contribuir para o desenvolvimento do futuro do transporte urbano tornando as cidades mais verdes e seguras, e se inspira em dois dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas: garantir o acesso a fontes de energia limpas e acessíveis (item 7); e tornar as cidades e comunidades mais inclusivas e sustentáveis (item 11).
Para viabilizar o modelo no país, a aliança mira discutir formas para impulsionar toda a infraestrutura necessária à eletrificação da frota brasileira: criando postos públicos de recarga, diminuindo as barreiras para a aquisição de carros elétricos, facilitando seu aluguel entre motoristas de aplicativo, fornecendo apoio às montadoras e às outras empresas da cadeia, como fornecedores de peças para esses veículos, além do monitoramento da recepção pelo público.
“A adoção de carros elétricos subiu 100% em um ano. Esses automóveis possuem menos impacto ambiental, preservam a saúde das pessoas e também reduzem custos com combustível em até 75%, mas ainda são muito mais caros do que os convencionais”, diz Thiago Hipólito, diretor do DriverLAB da 99. “Construímos a aliança para deixar esses modelos mais acessíveis para os motoristas e para as pessoas que mais precisam deles."
Dentre as metas, a 99 espera lançar, no mínimo, 300 automóveis elétricos da 99 ainda esse ano, com objetivo de chegar a 10 mil até 2025 e 100% da frota até 2030. O objetivo é chegar à emissão zero de carbono pela 99 até 2030. Atualmente, cerca de 48% das emissões de CO2 são do setor de transporte no Brasil. A iniciativa será adotada inicialmente na cidade de São Paulo (SP).
“A revolução da mobilidade urbana com veículos elétricos e híbridos já é uma realidade global e agora começa a chegar ao Brasil. São iniciativas como essa que vão fortalecer a mudança de paradigma no cenário brasileiro e estimular o país a desenvolver uma infraestrutura compatível com essa nova forma de dirigir. A longo prazo, isso pode beneficiar os custos de produção e a mudança para veículos cada vez menos poluentes”, afirma Ethan Zhang, CEO da Caoa Chery no Brasil.
Em 2019, a montadora sino-brasileira lançou o sedã elétrico Arrizo 5e no país. Futuramente, a aliança da 99 ainda pretende envolver cada vez mais parceiros ao longo do tempo, incluindo a iniciativa privada, o poder público e o terceiro setor. A ideia é unir a indústria para combinar especialidades de diferentes mercados e alavancar o desenvolvimento de todo o ecossistema.