4 erros com a embreagem que vão antecipar a manutenção do carro
Com alguns cuidados básicos é possível evitar grandes prejuízos com a manutenção da embreagem
Quando se trata de câmbio manual a embreagem é uma peça fundamental para o funcionamento do veículo, além de ser uma das mais exigidas visto que, ela é a responsável por acoplar e desacoplar o motor a caixa de câmbio. Apesar de ser uma peça com uma boa vida útil, algumas práticas na hora de dirigir podem acabar antecipando a manutenção do veículo.
Uma prática muito comum é ficar com o pedal da embreagem pressionado enquanto está em um semáforo ou engarrafamento. Segundo a especialista em mecânica de automóveis e gestora da Na Oficina, Luciana Félix, essa prática acaba gerando um desgaste desnecessário na peça.
“Se você não está em movimento, você não deve ficar com o pé na embreagem, porque você não tem necessidade de engatar a marcha. Então, se está em um semáforo ou engarrafamento, o ideal é tirar o pé do pedal da embreagem e deixe o carro desengatado, e só engatar a marcha quando você for arrancar com o veículo”, diz.
Outro erro comum, principalmente quando se trata de motoristas mulheres, é dirigir com calçados inadequados que, segundo o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro são, chinelos de dedo, tamancos, sapatos de salto alto e sandálias que não possuam tiras fixas nos calcanhares, o que além de ser uma infração média por comprometer a segurança, acaba também dificultando a troca de marchas.
“Quando você não está com um calçado adequado para dirigir podem acontecer aqueles arranhões na troca de marcha, e isso desgasta muito todos os componentes da embreagem. Então, é muito comum o desgaste precoce da embreagem nos carros de mulheres que costumam usar esses tipos de calçados”, afirma Luciana.
Outro ponto importante que pode gerar gastos desnecessários, é ignorar os sinais que a embreagem começa a dar quando já está no fim da vida útil. “Os sinais mais comuns são, barulhos estranhos, dificuldades em engatar a marcha, rangidos e um patinar da embreagem, que é acelerar e o carro não sair do lugar”, explica Luciana.
Outra situação que é muito comum, é o motorista descansar o pé no pedal de embreagem enquanto dirige. “Ele não aperta a embreagem, ele apenas deixa o pé ali em cima do pedal, e isso desgasta significativamente a embreagem”, diz.
A recomendação da especialista é sempre consultar o manual do veículo para ver qual a orientação da montadora sobre quando realizar a manutenção preventiva do carro, porque é isso que gera segurança e economia. “A embreagem nunca deve ter sua manutenção preventiva negligenciada, porque essa é uma peça que sofre muito desgaste quando se trata de câmbio manual. Então, é muito importante dar atenção para manutenção preventiva”, finaliza Luciana.