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BYD quer revolucionar futuro dos híbridos com tecnologia DM

Tecnologia DM de quinta geração estabelece recordes; lá fora, BYD Qin L e Seal 06 já foram lançados com a nova tecnologia

30 mai 2024 - 12h00
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A BYD, líder global em vendas de veículos elétricos e baterias, revelou nesta semana a quinta e inovadora geração da tecnologia DM ao lançar os modelos BYD Qin L DM-i e Seal 06 DM-i.

Estes modelos, de acordo com a empresa, atingiram desempenhos inéditos: eficiência térmica global incomparável de 46,06%, o menor consumo de combustível (apenas 2,9 litros/100 km, algo perto de 34,5 km/l) e autonomia surpreendente, que pode chegar a 2.100 quilômetros.

As inovações da empresa mais uma vez mexem com o cenário da eficiência de combustível, criando novas expectativas para a excelência dos modelos híbridos plug-in.

Os novos líderes de consumo

Prontos para o mercado global, os BYD Qin L e Seal 06 são os novos líderes de consumo em suas categorias, com praticamente um terço do que é exigido por carros tradicionais - e oferecendo o triplo da autonomia.

Os preços dos modelos na China variam entre 99.800 yuans (R$ 73.112) e 139.800 yuans (R$ 102.277), respectivamente.

Modelos híbridos plug-in da BYD já venderam mais de 3,6 milhões de unidades ao redor do mundo. Um em cada dois carros dessa tecnologia vendidos na China é da marca. "A nova tecnologia representa não apenas um grande salto tecnológico, mas o início de uma nova era na história da indústria automobilística global", enfatizou Wang Chuanfu, presidente e CEO da BYD.

Lá fora já existe um BYD Seal híbrido, com o novo sistema DM da marca, que consegue rodar mais de 2.000 quilômetros com um só tanque de combustível
Lá fora já existe um BYD Seal híbrido, com o novo sistema DM da marca, que consegue rodar mais de 2.000 quilômetros com um só tanque de combustível
Foto: Forbes

Novo conceito dos híbridos plug-in

A tecnologia DM de quinta geração da BYD ultrapassa ainda mais os limites dos veículos híbridos plug-in, com aceleração potente, baixo consumo, bom nível de NVH (ruído, vibração e rigidez), e condução suave, além de ecoeficiência e inteligência.

O chassi da BYD centrado em eletricidade atinge um nível excelente de eficiência térmica, impulsionado por um motor híbrido de alta capacidade. O sistema EHS, meticulosamente otimizado, aumenta a densidade de potência em 70,28%, reduzindo perdas de energia e ampliando a eficiência operacional em 92%.

Já a inovadora bateria Blade, aprimorada para veículos híbridos plug-in, teve aumento de 15,9% na densidade de energia, fortalecendo a capacidade e desempenho do veículo.

Importante inovação na indústria, o sistema de gerenciamento térmico abrangente ainda regula o calor na bateria, no compartimento do motor e na cabine. Em condições climáticas extremas, conserva energia de forma inteligente: o resfriamento direto da bateria e das grades adaptativas economizam até 10% em calor, enquanto em condições de frio, pode otimizar em até 8% o consumo de energia.

Em resumo, a BYD afirma que o lançamento da quinta geração da tecnologia DM será o acelerador crucial na transição dos combustíveis fósseis para a energia elétrica na indústria automobilística.

André Deliberato André Deliberato, jornalista e engenheiro, atua na área automotiva desde 2008, com passagens pela assessoria de imprensa da Volkswagen e pelas redações da revista Car and Driver, do portal UOL, e Webmotors. Já fez mais de 500 testes e cobriu pouco mais de 20 Salões do Automóveis ao redor do mundo.
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