BYD começa a produzir Dolphin Mini e Song Pro no Brasil e já prepara o sedã King
Fábrica da montadora em Camaçari inicia operação com carros eletrificados e deve gerar mais de 20 mil empregos diretos e indiretos
A indústria automotiva brasileira vive um momento histórico com a estreia da produção da BYD em solo nacional. A montadora chinesa iniciou os trabalhos em sua nova fábrica. O local escolhido foi a antiga planta da Ford em Camaçari, na Bahia, agora totalmente reestruturada para veículos eletrificados.
Os dois primeiros modelos montados no Brasil são o Dolphin Mini e o SUV Song Pro. O Dolphin Mini é um carro elétrico compacto, enquanto o Song Pro combina motor a combustão com sistema elétrico, sendo um híbrido plug-in.
Além desses dois modelos, a BYD confirmou que o sedã King será o próximo a entrar na linha de produção ainda em 2025.
Todos os veículos, por enquanto, são montados no sistema SKD. Nesse processo, os carros chegam semi-desmontados da China e são finalizados no Brasil. Atualmente, a montadora já emprega mais de mil trabalhadores na Bahia. A meta é ultrapassar 20 mil postos de trabalho diretos e indiretos conforme a expansão da planta.
A estrutura da fábrica ocupa 156 mil metros quadrados atualmente, mas deve crescer muito nos próximos meses. O projeto final prevê 26 galpões e capacidade para montar até 300 mil veículos por ano.
O investimento total será de R$ 5,5 bilhões, sendo que R$ 1,4 bilhão já foi utilizado na etapa inicial.