A China cria uma alternativa inusitada ao Uber: o motorista dirige o seu carro, não o dele
Opção é útil para quem sai de carro e quer beber álcool
Esqueça tudo o que você sabe sobre táxis e motoristas de aplicativo. A novidade na China não é alugar os serviços de um veículo com seu motorista, mas sim alugar apenas o motorista. A alternativa, especialmente para quem volta de uma noite de festa, parece perfeita.
Nesse tipo de serviço, o cliente faz a solicitação através de um aplicativo móvel que o geolocaliza e, após confirmar o pedido, a mágica acontece. Minutos depois chega o motorista solicitado, que se encarregará de levar a pessoa aonde ela quiser, com nosso próprio carro. Esse tipo de aplicativo é conhecido como dàijià (代驾) ("motorista designado") e está presente no país há anos.
O curioso, além disso, é como esse motorista chega: quando aparece, vem com um patinete elétrico (ou talvez uma bicicleta elétrica compacta), algo que lhe permite se deslocar de um ponto a outro da cidade onde o serviço opera. Ao chegar ao seu veículo, esse motorista designado dobra o patinete e o coloca no porta-malas. Quando chega ao destino e estaciona seu carro, retira o patinete do porta-malas e vai embora com ele.
Se beber, não dirija
As leis chinesas são muito rígidas com motoristas embriagados e, desde 2011, as penalidades são severas caso a polícia detecte algum desses condutores. Como ocorre em países como o Brasil, esses motoristas estão sujeitos a multas, suspensão da carteira de habilitação e até penas de prisão.
Mas, na China, beber é uma prática social especialmente importante, principalmente no mundo dos negócios. ...
Matérias relacionadas