Capa
Seções
NOTÍCIAS

DOWNLOAD

ANÁLISES

COMPRAS

BOLETIM

WIRED NEWS

IDG NOW!

PC WORLD

ZDNET

AJUDA

COLUNISTAS


 digite + enter

Arquivo


03/05/2000
CONECTIVA GANHA DINHEIRO COM A IDÉIA
Agência RBS

SOFTWARE LIVRE
COPIAR ALGUNS PROGRAMAS É LEGAL

STALLMAN: UM HACKER EM DEFESA DA LIBERDADE

TORVALDS CRIOU O SISTEMA NERVOSO DO GNU-LINUX

IDEOLOGIA SEDUZ UNIVERSITÁRIOS

KOJIMA BRILHA NO MOVIMENTO

O GNU-LINUX ESTÁ ONDE MENOS SE ESPERA

O ALICERCE DOS PORTAIS

BANRISUL REDUZ CUSTO POR MÁQUINA

CONECTIVA GANHA DINHEIRO COM A IDÉIA

NOVA VERSÃO DO CONECTIVA LINUX É MAIS AMIGÁVEL

GNU-LINUX: A DIFERENÇA ENTRE FATOS E MITOS

AS VÁRIAS FACES DE UMA IDÉIA

A DIVERSÃO PEGA CARONA

OS ENDEREÇOS DA COMUNIDADE

A Conectiva, uma empresa fundada em 1995, prepara-se para faturar US$ 200 milhões este ano com o GNU-Linux. O que à primeira vista pode parecer uma contradição – ganhar dinheiro vendendo software livre – é, na verdade, um dos achados mais importantes na história da informática no Brasil. É, também, fruto da ousadia de 14 especialistas em computação, que largaram empregos seguros para apostar no software livre, numa época em que ninguém falava disso no Brasil.

– Depois de gastar milhões de dólares em programas proprietários para colocar um projeto em prática, descobrimos que tudo poderia ter sido feito com o uso de programas gratuitos – conta Sandro Nunes Henrique, presidente da Conectiva, relembrando o seu primeiro contato com o GNU-Linux. Henrique é um dos palestrantes do 1º Fórum Nacional Software Livre 2000 que se realiza amanhã e sexta-feira em Porto Alegre.

Na capital, este gaúcho que se tornou sinônimo de GNU-Linux no Brasil e na América Latina deverá discorrer sobre o modelo de negócio baseado no software livre e contar como se constrói uma empresa de sucesso em tão pouco tempo. A Conectiva, com sede em Curitiba, tinha 15 funcionários na data de fundação e hoje tem 250, espalhados em cinco países, e se prepara para abrir uma filial em Porto Alegre até o final do ano. É a única empresa a ter uma versão do sistema operacional, a Conectiva Linux, adequada às características do mercado latino-americano. A mais recente delas é a Conectiva Linux 5.0, que vem com manuais em português e espanhol.

Cópias do sistema operacional com o selo da Conectiva estão rodando em 450 mil máquinas no país. Parte dessa base instalada é resultado de uma expansão que ocorreu principalmente no ano passado. Só no primeiro semestre de 1999, o número de usuários do GNU-Linux cresceu 200% no país. Rapidamente, o programa, antes restrito ao ambiente acadêmico, ganha espaço nas empresas (principalmente as pontocom), escolas, hospitais, prefeituras e órgãos governamentais.

– O GNU-Linux é a solução para quem quer viver dentro da lei, ter manual e assistência técnica por um preço adequado à capacidade do seu bolso – destaca Henrique.

Uma cópia do Conectiva Linux 5.0 – seis CDs, dois manuais e dois meses de assistência técnica – custa R$ 88. Este valor é o mesmo para uma, 200 ou mais máquinas. É o usuário quem determina quantas vezes a sua cópia será instalada. Este, acredita Henrique, é um dos fatores que contribuem para que 64% dos usuários do GNU-Linux tenham cópias registradas. O percentual é significativo quando comparado aos números relacionados ao Windows e divulgados pela Associação Brasileira de Software. De acordo com a Abes, mais de 60% das cópias de Windows instaladas no país são piratas.

Copyright© 1996 - 2003 Terra Networks S.A. Todos os direitos reservados. All rights reserved.