03/05/2000
O GNU-LINUX ESTÁ ONDE MENOS SE ESPERA
Agência RBS
A Lojas Renner, uma das mais importantes cadeias do varejo do Rio Grande do Sul, vem usando softwares livres desde 1997. Melhor desempenho e aproveitamento de hardware, facilidade nas configurações e redução de custo são as razões que estimularam a adoção de programas baseados no GNU-Linux.
O sistema operacional de todos os equipamentos PDV (terminais de ponto de venda) foi substituído por Linux para aprimorar a automação comercial da empresa. Dois anos depois, o programa foi implantado nos computadores utilizados nas operações de atendimento ao cliente e retaguarda, como as máquinas de auto-atendimento, chamadas RennerService. Atualmente, 2,6 mil terminais rodam o sistema aberto.
– Deixamos de gastar R$ 200 mil anuais com a aquisição e os upgrades de sistemas operacionais e equipamentos – destaca Luiz Agnelo Franciosi, gerente de informática.
O GNU-Linux reduz os custos de uma empresa, explica Franciosi, porque se adapta a computadores antigos e não exige trocas constantes de componentes, como processadores. Terminais 486SX, de 1994, por exemplo, rodam o programa. A incompatibilidade de versões e os problemas de manutenção, garante, foram reduzidos com o sistema operacional livre.