03/05/2000
TORVALDS CRIOU O SISTEMA NERVOSO DO GNU-LINUX
Agência RBS
Uma das figuras mais importantes do movimento do software free é o filandês Linus Torvalds. O programador criou, aos 22 anos, o kernel do GNU-Linux, código que faz o papel de sistema nervoso do computador, sendo responsável pela ligação das várias partes da máquina. O kernel está sempre em desenvolvimento e fica disponível em todas as versões do sistema.
A história do GNU-Linux se iniciou em 1991. Na época, Torvalds estudava Ciência da Computação na Universidade de Helsinki, na Finlândia, quando descobriu o sistema operacional Unix e desejou usá-lo no computador de casa. A idéia foi abortada em função do preço do programa. O Unix custava US$ 5 mil e só rodava em estações de US$ 10 mil. Assim, começou a trabalhar em uma versão própria do Unix, um clone, que foi disponibilizado na Internet e patenteado para a Free Sofware Foundation, que o tornou gratuito.
O GNU-Linux trouxe todo o poder de computação do Unix para máquinas menos poderosas, os desktops. Uma característica do sistema é a de permitir que se faça com um PC comum – até mesmo os mais antigos – tudo que se faz com um micro poderoso.
Atualmente, Torvalds trabalha na Transmeta, uma desenvolvedora de soluções para computação móvel, que anunciou em janeiro os microprocessadores Crusoe, de baixo consumo de energia.