PUBLICIDADE

Relembre todos os GTAs e conheça curiosidades da franquia

Com o GTA 6 oficialmente confirmado, vamos relembrar todos os jogos da franquia e desdobrar algumas curiosidades sobre eles

25 abr 2022 - 12h34
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: GameON

Recentemente, a Rockstar confirmou o desenvolvimento do novo Grand Theft Auto 6, para a alegria dos fãs que há anos esperam novidades sobre a franquia. Considerada por muitos uma das franquias dos gêneros de ação e aventura de maior sucesso, ela já vendeu mais de 370 milhões de cópias, tornando-se a 4ª série de jogos mais vendida de todos os tempos, ficando atrás apenas de FIFA, Call of Duty e Mario

Seja você um fã incondicional ou não, provavelmente já jogou ou ouviu falar de um dos games lançados pela Rockstar. Seus jogos sempre trazem um protagonista com um passado ou um presente criminoso, que acaba se envolvendo em grandes problemas e volta com tudo para o mundo do crime, em meio a missões que envolvem roubos, assassinatos e perseguições cinematográficas. E se você está com saudade das aventuras, relembre todos os GTAs e conheça curiosidades sobre a franquia nesta matéria especial. Preparado para a sessão nostalgia? Vamos lá!

Grand Theft Auto 1 (1997)

A versão inaugural da franquia foi originalmente lançada para PCs baseados em Windows e MS-DOS em outubro de 1997, sendo mais tarde portado para PlayStation e Game Boy Color. O primeiro GTA traz um cenário 2D com uma câmera de visão panorâmica de cima para baixo. Nele, os jogadores desempenham o papel de um criminoso e têm que completar trabalhos envolvendo roubo e assalto. Novas missões são adquiridas atendendo telefones públicos no mundo do jogo. O game é baseado em pontos, que podem ser usados como moeda para comprar vários itens disponíveis no jogo. 

O jogo é ambientado nas cidades fictícias de San Andreas, Liberty City e Vice City e segue de perto o personagem principal por uma série de missões atribuídas por um sindicato do crime. O jogador é livre para explorar e interagir com o mundo como quiser, um aspecto do jogo que o destacou de outros títulos do final dos anos 90.

As missões se tornam mais difíceis à medida que o jogo avança, mas os jogadores podem usar uma variedade de truques para superar áreas desafiadoras. O jogo também estava programado para ser lançado como Grand Theft Auto 64 para a plataforma Nintendo 64, mas isso nunca aconteceu.

O título ainda ganhou dois pacotes de expansão, “Londres 1969” e “Londres 1961”, que forneciam missões adicionais para o jogo principal, adicionando ao cenário uma nova cidade para os jogadores explorarem livremente.

Grand Theft Auto 2 (1999)

Após o sucesso de GTA 1, uma sequência foi pensada e, dois anos depois, em outubro de 1999, nasceu Grand Theft Auto 2. O estilo de jogabilidade era semelhante ao primeiro jogo, pois também tinha uma câmera de visão panorâmica de cima para baixo e era um jogo de ação e aventura 2D. A versão para PC do jogo permitia que os jogadores jogassem em dois modos diferentes chamados Noon e Dusk.

A Rockstar manteve o mesmo formato de missão do GTA original. Os jogadores atendem telefones públicos para receber missões de chefes do crime que residem em Anywhere City, cidade na qual o jogo se passa. O jogo estreou com quatro novos modos multiplayer: Deathmatch, Team Deathmatch, Race e Tag

A diferença mais notável entre o primeiro e o segundo jogo é a introdução de facções de gangues. Como o jogo acontece em uma cidade, o jogador pode completar missões para mais de uma gangue em uma determinada área. No entanto, isso pode gerar consequências, já que ao trabalhar para uma gangue rival, uma outra facção rival pode ficar desconfiada do personagem, imputando uma possível perda de confiança.

Outro destaque do GTA 2 foi seu cenário, composto por vários distritos. Ele também trazia um mundo mais imersivo com pedestres que se comportavam de maneiras diferentes a depender da situação. GTA 2 foi lançado para PlayStation, Dreamcast, Windows e Game Boy Color.

Grand Theft Auto III (2001)

Grand Theft Auto III traz uma mudança drástica em seu formato comparado aos games anteriores. Isso o tornou um dos jogos da franquia mais lembrado pelos fãs. Ele foi lançado em 22 de outubro de 2001 e foi o primeiro jogo da série a apresentar uma jogabilidade em 3ª pessoa. Os jogadores veem o novo e aprimorado mundo aberto através de uma câmera sobre o ombro.

Grand Theft Auto III também marcou o significado de retornar a Liberty City, apresentada no GTA original. Os jogadores assumem o papel de Claude, um criminoso baleado por sua namorada durante um assalto a banco e posteriormente é preso pela polícia e condenado à prisão. No entanto, durante a transferência para o presídio, Claude e outro prisioneiro escapam e vão para uma casa segura, onde ele é apresentado a um chefe do crime e começa sua busca por vingança.

À medida que o personagem principal comete crimes, o "nível de procurado" acumula, o que faz com que policiais cada vez mais agressivos o persigam até que seja pego ou de alguma forma escape da captura. O jogo foi o primeiro da série a ser construído em um motor de jogo 3D. 

Após o lançamento, rapidamente se tornou um favorito dos fãs e foi elogiado por vários críticos. Grand Theft Auto III ainda é popular até hoje e está disponível em várias plataformas, como PCs Windows, XBOX, consoles PlayStation, Mac OS, Android e iOS.

Grand Theft Auto: Vice City (2002)

O quarto GTA da franquia foi o segundo título a usar um motor gráfico 3D, além de ser o primeiro a apresentar um personagem com voz. O jogo se passa em Vice City, uma cidade fictícia baseada em Miami. Depois que um negócio de drogas dá errado, o assassino da máfia Tommy Vercetti sai em busca de vingança. Como nos jogos anteriores, os jogadores têm liberdade para viajar pelo mundo aberto de Vice City.

À medida que a história avança, os jogadores completam missões principais e secundárias para desbloquear mais áreas jogáveis. Gráficos e jogabilidade são quase os mesmos da entrada anterior da série. A história de Vice City se passa 15 anos antes dos eventos de GTA III e inclui alguns dos mesmos NPCs do jogo. Assim como os demais jogos da franquia, possui diversas opções de transporte: carros, motos, barcos e helicópteros.

Mecanicamente, o jogo continua semelhante ao GTA III, mas com novas armas, gráficos e animações melhoradas. Além disso, a estética do jogo foi inspirada na década de 1980 e em vários filmes ambientados nesse período. Inicialmente, o game foi lançado para PC, PlayStation 2 e Xbox.

Grand Theft Auto: San Andreas (2004)

Usando um enorme mapa de jogo de mundo aberto, Grand Theft Auto San Andreas se passa no estado de San Andreas, que é vagamente baseado nos estados da Califórnia e Nevada. A maior parte da jogabilidade ocorre em três cidades: Los Santos, San Fierro e Las Venturas (que são baseadas em Los Angeles, São Francisco e Las Vegas, respectivamente).

A história gira em torno de CJ (Carl Johnson), acusado de assassinato por policiais corruptos. CJ completa missões para esses policiais para manter sua liberdade. GTA San Andreas segue estilísticamente seus antecessores em termos de jogabilidade, mas introduz conceitos de role-playing. O jogador pode mudar completamente sua aparência e tem que comer e se exercitar para melhorar seu físico. 

O título teve sua parcela de controvérsia devido a um mod chamado "Hot Coffee", no qual era desbloqueado conteúdo sexualmente explícito no jogo. Por isso, foi banido de muitas prateleiras de lojas e sua classificação também mudou de Mature para AO (Adult Only).

San Andreas introduziu vários elementos e mecânicas à série GTA, incluindo novas opções de RPG, guerras de gangues envolventes e mini jogos adicionais. Além disso, San Andreas traz uma maior variedade de veículos no jogo (incluindo bicicletas e jetpacks), que também podem ser customizados e atualizados.

GTA San Andreas foi lançado no dia 26 de outubro de 2004, para PC, PS2, PS3, Xbox, Xbox 360 e celular.

Grand Theft Auto: Advance (2004)

Grand Theft Auto: Advance tenta trazer o cenário de Liberty City para dentro do Game Boy Advance, empregando as mesmas mecânicas presentes nos dois primeiros títulos da franquia. O jogo acompanha de perto a história de um criminoso chamado Mike, cujos planos de deixar a cidade são interrompidos quando o seu parceiro, Vinnie, é assassinado. Na trama, Mike precisa trabalhar com os sindicatos do crime da cidade para descobrir quem está por trás do crime e escapar com vida antes que seja tarde demais

Apesar da tentativa de lançar um jogo no GBA, GTA: Advance tornou-se um retrocesso para a franquia, devido às limitações do hardware do portátil. As tradicionais cenas animadas tiveram que ser substituídas por cenas baseadas em texto e as estações de rádio foram substituídas por uma única melodia repetitiva para cada veículo.

Grand Theft Auto: Liberty City Stories (2005)

Liberty City Stories de 2005 é uma sequência de GTA III, originalmente lançada para PSP e é lembrada por ser o primeiro jogo 3D da série para um portátil. Também ambientado em Liberty City, Liberty City Stories foi projetado para aproveitar o hardware do PSP e consegue ter sucesso nessa empreitada. 

A história segue um mafioso chamado Tony Cipriani, que está tentando fazer o seu nome no submundo do crime. O jogo continuou a tradição da franquia de trazer uma jogabilidade não linear e aberta - e, claro, a principal diretriz é atirar primeiro e fazer perguntas depois. Lançado em 2005, o jogo também chegou ao PS2 e dispositivos Android e iOS.

Grand Theft Auto: Vice City Stories (2006)

Sendo uma sequência de Vice City, Vice City Stories estreou em 2006 para PSP antes de chegar ao PlayStation 2 no ano seguinte. Situado no ano de 1984 (dois anos antes de Vice City), o jogo segue a história de Victor "Vic" Vance e seus esforços para desenvolver um império criminoso em Vice City. 

Vice City Stories conseguiu melhorar alguns elementos de Vice City, trazendo maior aproximação com o personagem, além de aumentar a liberdade de colocar o caos nas ruas da cidade. Vice City Stories não trouxe muitas revoluções, mas conseguiu levar a experiência de GTA com dignidade ao portátil.

Grand Theft Auto IV (2008)

GTA IV marcou a introdução do Rockstar Advanced Game Engine ( RAGE ), engine própria da Rockstar na série. A plataforma RAGE elevou a jogabilidade a novos patamares de realismo e tornou o cenário urbano mais detalhado do que GTA III. RAGE foi usado em vários títulos, como GTA 5 e a série Red Dead Redemption.

Os jogadores mais uma vez retornam ao cenário de Liberty City como o imigrante com grandes sonhos - desta vez como Niko Bellic. GTA IV contém missões principais, bem como missões secundárias para completar.

Os jogadores viajam em Liberty City (com sede em Nova York) de veículo ou a pé. Em combate, o jogador pode usar uma variedade de armas brancas. GTA IV também contém um modo POV em primeira pessoa, o primeiro da série. Os jogadores podem usar este modo enquanto dirigem veículos.

O jogo contém um modo multiplayer para até 32 jogadores, incluindo Deathmatch e corridas de rua. Além disso, o game estreia um sistema de cobertura para seu combate, permitindo que os jogadores se escondam atrás de carros, paredes e outras partes do ambiente para se protegerem do fogo.

GTA IV foi lançado em 29 de abril de 2008, para PC, PS3 e Xbox 360.

Grand Theft Auto: Chinatown Wars (2009)

Em 2009, Huang Lee, filho de um chefe da Tríade, tenta descobrir a verdade por trás da morte de seu pai e recuperar a espada da família desaparecida. Esses eventos ocorrem em Liberty City, que se parece muito com o que acontece durante o reinado de terror de Niko.

Ao contrário de GTA IV, o jogo não oferece muitos comentários sociais sobre a vida no final dos anos 2000. Em vez disso, coloca o foco diretamente nas gangues asiáticas e oferece uma ótima visão da maneira como elas operam. Não é tão envolvente quanto outros jogos principais da série, mas ainda assim é bastante agradável.

A mecânica básica permanece igual a outros jogos da franquia, com recursos adicionais de tela sensível ao toque para dispositivos portáteis. O jogo traz um sistema de procurado levemente diferente dos outros games, permitindo aos jogadores demolir carros de polícia para reduzir seu nível de procurado. Além disso, ele também apresenta uma mecânica de tráfico de drogas que dá aos jogadores a chance de utilizar a geografia e os mercados subterrâneos para ganhar dinheiro paralelamente.

Grand Theft Auto V (2013)

GTA V é o jogo graficamente mais avançado de sua época. Ele usa o mecanismo gráfico RAGE da Rockstar e oferece um ambiente de jogo enorme simulando o sul da Califórnia com Inteligência Artificial aprimorada, tráfego denso, uma grande variedade de veículos aéreos, terrestres e marítimos, efeitos climáticos e muito mais.

GTA V contém o mesmo design de mundo aberto com a opção de usar o POV da câmera em primeira ou terceira pessoa. Como nos títulos anteriores, os jogadores desbloqueiam diferentes partes do mapa ao progredir nas missões. O jogo gira em torno de três protagonistas principais: Michael De Santa, Trevor Philips e Franklin Clinton. Cada personagem tem uma habilidade especial que é aprimorada ao ganhar pontos de experiência. Uma vez que haja progresso suficiente na história, o jogador pode mudar de personagem.

O jogo graficamente sensacional apresentava muitos ambientes, todos renderizados em belos detalhes. Não apenas o cenário urbano típico foi apresentado, mas também montanhas altas, praias serenas, oceanos, natureza selvagem, shoppings e lojas de luxo.

GTA V foi um grande sucesso, vendendo US$ 800 milhões apenas no primeiro dia. É o terceiro jogo mais popular de todos os tempos, vendendo mais de 110 milhões de cópias em 2019. O game foi lançado para PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One.

E você, ansioso para o novo GTA VI? Qual jogo da franquia marcou mais a sua vida e traz boas lembranças até hoje?

Fonte: Game On
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Publicidade