"Vitória para os donos de PlayStation", diz Shuhei Yoshida sobre jogos de Xbox no PS5
"Eu suspeito que a Microsoft seja a maior publisher do PlayStation”, declarou o ex-executivo
Shuhei Yoshida, que vem realizando algumas entrevistas desde que saiu da Sony, após passar mais de 30 anos na empresa, comentou sobre a decisão da Microsoft em lançar seus jogos para PlayStation 5, dizendo ser uma "vitória para os donos de PlayStation".
“Eu suspeito que a Microsoft seja a maior publisher do PlayStation”, disse Yoshida rindo, durante o podcast Sacred Symbols+ (via PushSquare). “Olhando para a base instalada do Xbox, acho que é natural entender o que eles estão fazendo.”
As vendas de Xbox Series X|S estão diminuindo ao longo dos últimos anos. Somando isso com a compra de empresas gigantescas como a Bethesda e Activision, a Microsoft precisou buscar novas fontes de receita, tendo inclusive mais jogos programados para sair no PS5 este ano do que a própria Sony.
“A Microsoft parece estar mudando seu foco para o Game Pass, o que talvez venha do DNA da empresa”, afirmou Yoshida. “Eles são uma empresa de software; uma empresa de nuvem. Então, seus produtos, como o Office 365, estão disponíveis em todos os lugares – no Mac, no celular, no Windows. Eles provavelmente esperam que o Game Pass esteja disponível em todos os lugares no futuro.”
Dificilmente veremos a Sony permitindo que o Game Pass seja implementado no PlayStation 5, já que isso acabaria canibalizando as assinaturas da PlayStation Plus e prejudicaria as vendas de jogos third-party no console. Entretanto, uma versão similar ao EA Play, tendo apenas jogos feitos pelos estúdios da Microsoft, pode ser uma alternativa que talvez a Sony possa vir a permitir futuramente.
“Acho que é uma vitória para os donos de PlayStation”, concluiu Yoshida sobre a decisão da Microsoft de levar seus jogos para o PS5. “Eles vão acessar jogos aos quais não tinham acesso antes.”
Na mesma entrevista, Yoshida comentou sobre o fechamento do Japan Studio.