Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Japan Studio foi fechado por causa de mudanças no mercado, diz Shuhei Yoshida

Ex-executivo da Sony afirmou que o mercado ficou "realmente difícil" para os tipos de jogos feitos pelo estúdio

19 fev 2025 - 10h57
(atualizado às 10h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Japan Studio foi fechado por causa de mudanças no mercado, diz Shuhei Yoshida
Japan Studio foi fechado por causa de mudanças no mercado, diz Shuhei Yoshida
Foto: Reprodução / Sony

Shuhei Yoshida, que saiu recentemente da Sony após mais de 30 anos trabalhando na empresa, comentou a respeito do fechamento do Japan Studio, responsável por games como Gravity Rush, Knack, Shadow of the Colossus, Astro's Playroom e Puppeteer.

De acordo com o ex-executivo, as condições do mercado é que fizeram com que a Sony se distanciasse do Japan Studio, resultando em seu fechamento.

“Na minha época, as pessoas me deram crédito, mas uma das coisas em que não tive sucesso foi ter um jogo como serviço bem-sucedido, e a outra coisa é que não consegui ter jogos incrivelmente bem-sucedidos feitos no Japão”, disse Yoshida ao podcast Sacred Symbols+ (via VGC).

“Além de Gran Turismo, tínhamos muitos produtos excelentes, mas não tínhamos muitos produtos de sucesso de nível AAA. Isso se tornou cada vez mais importante à medida que os grandes jogos se tornavam maiores — os indies preencheram a lacuna e o mercado AA parece ter desaparecido”, explicou Yoshida.

“A maioria das IPs que o Japan Studio tinha estavam naquele grupo menor de tamanho AA e o mercado se tornou realmente difícil para esses tipos de jogos. Por exemplo, depois de Gravity Rush 2, [o diretor Keiichiro Toyama] tentou criar um novo conceito, mas não conseguimos dar sinal verde para nenhum de seus novos conceitos, embora fossem realmente interessantes.”

Falando mais sobre Toyama, Yoshida declarou: “Na minha mente, lembro que o produto dele parecia algo que a empresa não daria suporte, a empresa estava procurando por títulos AAA, e nós realmente tivemos dificuldade em fazer o jogo seguir adiante. Então, quando o Japan Studios foi fechado e ele se tornou independente, ele conseguiu criar e lançar Slitterhead.”

Yoshida também falou sobre Ratatan, sucessor espiritual de Patapon, como o tipo de jogo que a Sony não faria atualmente, mas que continua o legado do Japan Studio.

O fechamento do Japan Studio ocorreu em 1º de abril de 2021, após a Sony reorganizar o estúdio e fundi-lo com o Team Asobi (de Astro Bot) e outros de seus estúdios. 

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade