Usuários do Roblox se mobilizam contra mudanças envolvendo o uso do chat
Público do Roblox, composto em sua maioria por crianças, critica as novas medidas adotadas pela plataforma
Inúmeros usuários do Roblox se mobilizaram dentro da plataforma para reclamar das mudanças no chat, que passou a ser proibido para crianças menores de 13 anos, como parte das novas medidas de segurança adotadas recentemente.
Com as alterações, as crianças abaixo dessa faixa etária só podem acessar o chat com aprovação dos pais, que também precisam ter suas idades verificadas. Além disso, o acesso ao chat passou a ser limitado a usuários da mesma faixa etária ou de faixas etárias semelhantes, visando impedir que adultos interajam com crianças.
➡️ Milhares de usuários do Roblox, jogo digital com público majoritariamente infantil, se mobilizaram contra medidas adotadas recentemente pela plataforma pic.twitter.com/f1pufnM11o
— Metrópoles (@Metropoles) January 14, 2026
Essa atualização no Roblox resultou em vários protestos na plataforma, com o influenciador Felca sendo um dos alvos dos ataques dos usuários.
As imagens e vídeos divulgados pelo portal Metrópoles nas redes sociais apresentam cartazes dentro do Roblox repletos de abreviações e erros de português, dando a entender que realmente são crianças se manifestando no Metaverso. Além dos cartazes, há também veículos incendiados.
Na última terça-feira (13), a Roblox implementou uma nova política de segurança, exigindo verificação de idade para os usuários poderem usar o chat. A medida foi adotada como uma das formas que a empresa encontrou para proteger as crianças de indivíduos maliciosos.