PUBLICIDADE

Square Enix está cansada das comparações de Foamstars com Splatoon

Desenvolvedora também recebeu críticas por usar Inteligência Artificial em algumas imagens do jogo

18 jan 2024 - 10h55
(atualizado às 10h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Foamstars chega no começo de fevereiro aos consoles PlayStation
Foamstars chega no começo de fevereiro aos consoles PlayStation
Foto: Reprodução / Square Enix

A Square Enix deixou claro que está cansada de ler comparações de Foamstars, jogo que chega ao PlayStation 5 em fevereiro, com Splatoon, clássico da Nintendo. Segundo a desenvolvedora, os "jogos são completamente diferentes".

Kosuke Okatani, produtor de Foamstars, foi perguntando pela VGC durante entrevista se estava cansado das comparações entre os jogos: "Primeiro de tudo, sim. Houveram muitas comparações na internet, mas também vimos nas redes sociais que as pessoas que realmente jogaram perceberam que é um jogo completamente diferente". 

De forma superficial, Foamstars realmente se parece com Splatoon, já que ambos apresentam batalhas entre equipes que precisam cobrir o mapa com suas respectivas cores. Splatoon faz disso a sua principal mecânica de jogabilidade, já que o time que cobrir a maior parte do território vence a partida. Por outro lado, em Foamstars os jogadores cobrem o mapa para melhorar a travessia por ele.

"Sinto que a mecânica de manter as coisas que você atira no cenário é única", revelou Okatani, ressaltando que seria uma "grande honra" caso isso se tornasse um gênero próprio.

Arte gerada via Inteligência Artificial

Falando mais sobre Foamstars, Okatani diss que parte da arte do jogo foi feita usando a ferramenta Midjourney de Inteligência Artificial, referindo-se aos ícones das capas dos álbuns para as músicas do título.

"Todos os elementos principais de Foamstars – jogabilidade e as coisas que tornam o jogo divertido – são feitas à mão", esclareceu. "No entanto, queríamos experimentar também com IA", revelou. "Em termos de conteúdo, isso representa cerca de 0,01%, ou até menos. Mas nos envolvemos com isso criando esse ícones para o jogo"

Isso não é uma surpresa vindo da Square Enix. A empresa disse, no começo deste ano, que seria "agressiva na aplicação de IA e outras tecnologias de ponta" para ajudar no "desenvolvimento de conteúdo" e nas "funções de publicação". 

Foamstars chega em 6 de fevereiro para PlayStation 4 e PlayStation 5, podendo ser jogado sem custo adicional pelos assinantes da PlayStation Plus.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade