PUBLICIDADE

Super Mario RPG: a volta da estrela cadente da Square

Remake é um tributo respeitoso a um dos melhores jogos dos anos 1990

20 nov 2023 - 12h46
Compartilhar
Exibir comentários
Super Mario RPG é retorno de um dos melhores jogos da biblioteca do Super Nintendo
Super Mario RPG é retorno de um dos melhores jogos da biblioteca do Super Nintendo
Foto: Reprodução / Nintendo

Um dos jogos mais emblemáticos do Super Nintendo está de volta: Super Mario RPG. O título que marcou o final da biblioteca do console 16-bits também fecha o ano do Nintendo Switch. Mas será que um título lançado em 1996 e baseado em conceitos atualmente datados consegue se sair bem em 2023?

Quer conhecer outros jogadores, saber das últimas novidades dos games e ter acesso a brindes e campeonatos? Participe do nosso Discord!

Afinal, como traduzir um título baseado em gráficos pré-renderizados e cuja estética noventista nada diz à atual geração de jogadores que cresceram com títulos Super Mario tridimensionais? Para responder essa pergunta, a Nintendo e a Square Enix recorreram a um desconhecido – ao menos para o grande público – estúdio chamado ArtePiazza, que já trabalhou em jogos como Dragon Quest XI e Romancing SaGa 3. 

E a resposta foi a melhor possível.

Brilha brilha estrelinha

Ao invés de apostar no Unreal Engine 4, que já se mostrou problemático em vários jogos do Nintendo Switch, o ArtePiazza recorreu ao Unity como motor gráfico para Super Mario RPG. Se por um lado todos os elementos gráficos foram modelados do zero e com capricho digno dos melhores games de 2023, por outro, a equipe de produção se manteve absolutamente fiel ao legado deixado pelo título de Super Nintendo.

Aqueles que atravessaram a campanha do título original vão, desde o primeiro minuto, se sentir em casa ao notar que todas as animações, o humor e as várias situações hilárias que se desenrolam durante o jogo foram exemplarmente traduzidas para o Nintendo Switch. Ainda sobre animações, a ArtePiazza incluiu várias delas pré-renderizadas em diversos momentos-chave da campanha.

Também houve a preocupação de adequar o título ao cenário gamer atual. Para isso, várias opções de acessibilidade foram incluídas, como um seletor de dificuldade, que não havia no original e aqui pode ser modificado a qualquer momento, e a modernização dos menus, que se tornou mais prático para usar itens e customizar personagens do que na época do cartucho 16-bits.

Outro elemento que não passou despercebido aos olhos dos desenvolvedores foi o sistema de batalhas do jogo, que já era excelente no original. Super Mario RPG ganhou novos elementos gráficos e sonoros para ajudar os jogadores a acertarem o tempo dos ataques e defesas e, além disso, recebeu um novo super ataque triplo, que é habilitado quando o jogador preenche 100% de um medidor presente nas batalhas.

Esse medidor também dá vários bônus aos jogadores conforme eles acumulam acertos defensivos e ofensivos. Outro elemento inédito, e que adiciona dinamismo às batalhas, é a possibilidade de trocar personagens a qualquer momento de uma luta.

Mesmo com todas essas novidades, a ArtePiazza não deixou de ser conservadora no remake. A campanha da versão atual é idêntica à original, sem nenhuma missão nova ou grande variação. Outro elemento que permanece idêntico é a câmera, que proporciona a mesma visão isométrica de 1996 – incluindo os problemas que ela trouxe em alguns momentos.

Até os mesmos segredos estão presentes, exatamente como no título original, assim como inimigos e chefes, que adotam os mesmos comportamentos que antes. Por fim, os novos arranjos da lendária trilha sonora de Yoko Shimomura expandiram a sonoridade das composições clássicas – que também podem ser tocadas na versão do Nintendo Switch.

Considerações

Super Mario RPG – Nota: 9
Super Mario RPG – Nota: 9
Foto: Reprodução / Game On

Super Mario RPG 2023 foi um acerto em cheio do estúdio ArtePiazza, que fez um trabalho absolutamente formidável tanto em respeitar a lembrança que o jogo deixou no Super Nintendo como em tornar o título indispensável para os jogadores de hoje. Com gráficos e trilha sonora belíssimas e tecnicamente quase impecável, Super Mario RPG é um tributo de respeito a um dos maiores RPGs dos anos 1990.

*Esta análise foi feita com uma cópia gentilmente cedida pela Nintendo.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade