Forma como Sony lidou com Demon's Souls impediu ela de ser a publisher de Dark Souls
FromSoftware ficou decepcionada em como a Sony tratou seu game
A forma como tanto a Sony quanto o ex-presidente da SIE Worldwide Studios, Shuhei Yoshida, trataram o lançamento de Demon's Souls no PlayStation 3, fizeram com que a FromSoftware rejeitasse que a Sony fosse a publisher de Dark Souls.
Conversando com o podcast Sacred Symbols+ (via VGC), Yoshida detalhou que Demon's Souls acabou se tornando mais popular do que a Sony e ele esperavam. Depois do sucesso, a Sony queria trabalhar na sequência do game com a FromSoftware, que recusou e em vez disso decidiu aliar-se com a Bandai Namco, no jogo que viria a se tornar Dark Souls.
"A FromSoftware já estava trabalhando na sequência, mas eles ficaram muito decepcionados com a forma como a PlayStation os tratou. Queríamos trabalhar com eles novamente, mas eles recusaram", disse Yoshida.
A Sony não localizou Demon's Souls em inglês no ocidente, com o trabalho de distribuição tendo ficado com a Atlus nos Estados Unidos e com a Bandai Namco na Europa.
A Sony acabou voltando a trabalhar com a FromSoftware novamente com Bloodborne, lançado exclusivamente para PS4, com Yoshida tendo ficado feliz com isso.
“Temos um enorme respeito por Miyazaki e pudemos trabalhar com eles novamente”, disse ele. “Bloodborne é um dos seus melhores jogos.”
Em 2012, Yoshida havia dito que a Sony vacilou com Demon's Souls, não tendo conseguido enxergar o valor do jogo que a FromSoftware estava fazendo. O ex-executivo, em entrevista dada à extinta Game Informer (via Push Square), disse que havia passado duas horas jogando o game, não o tendo entendido de imediato e o considerando "um lixo".
Oito anos mais tarde, foi lançado o remake de Demon's Souls para PS5, que foi muito elogiado pelos fãs de jogos soulslike.