Conheça Cosmo Guild, novo game brasileiro que será lançado para fliperamas
Jogo de FPS intergaláctico tem proposta inovadora e estética inspirada no clássico Metroid; confira entrevista com o desenvolvedor
Cosmo Guild é um novo jogo brasileiro de tiro em primeira pessoa e temática espacial que será lançado em 14 de março de 2025, e que tem como principal diferencial a sua plataforma de lançamento: as máquinas de fliperamas. O game é o primeiro projeto da Soushi Club, uma desenvolvedora brasileira independente fundada em 2024 em São Paulo por Suikou Soushi, conhecido como Sui.
O jogo promete uma experiência com estética inspirada na famosa franquia Metroid e mecânicas desenvolvidas especialmente para fliperamas, e convida os jogadores a assumirem o papel de um agente espacial que deve explorar o planeta Marte e combater alienígenas mortais.
Embora abrace a nostalgia e seja um jogo exclusivo para arcades, Cosmo Guild também se destaca pela inovação. Todo o progresso feito ao longo das partidas poderá ser salvo e acompanhado, em nuvem, por meio de um aplicativo próprio do jogo. Assim, sempre que o jogador desejar, pode fazer login no app e continuar suas aventuras de onde parou.
Para saber mais sobre Cosmo Guild confira abaixo a entrevista que Game On fez com o desenvolvedor.
Entrevista
Olá Suikou Soushi, faça sua apresentação para os nossos leitores te conhecerem melhor.
Sou Suikou Soushi, conhecido como Sui. Sou empreendedor, game designer e programador de jogos digitais. Com mais de dez anos de experiência na área, tenho uma trajetória profissional marcada por trabalhos em Game Jams – com desenvolvimento de jogos completos em maratonas de até 48 horas – e na criação de Serious Games – jogos focados em soluções de aprendizado e também com gamificação.
Sou graduado em Design de Jogos Digitais pela Universidade Anhembi Morumbi e iniciei minha carreira como freelancer para estúdios independentes de desenvolvimento de jogos. Desde 2013, tenho me dedicado a diversos projetos na área e participo ativamente de eventos internacionais de games, como a Game Developer Conference (GDC).
Também sou entusiasta em marketing e empreendedorismo e, em 2024, fundei a Soushi Club, uma desenvolvedora brasileira independente de games especializada em jogos que despertam nostalgia no jogador, promovem relações interpessoais e priorizam interações humanas.
Atualmente, estou à frente do desenvolvimento de Cosmo Guild, um jogo de FPS com temática intergaláctica e mecânicas desenvolvidas especialmente para fliperamas.
Agora nos fale um pouco sobre Cosmo Guild, o jogo que você está desenvolvendo atualmente.
Cosmo Guild é um jogo brasileiro no estilo FPS (Tiro em Primeira Pessoa) com estética inspirada na famosa franquia Metroid e em outros clássicos do estilo arcade. O game oferece uma experiência imersiva, vibrante e desafiadora para os jogadores de fliperamas, que assumem o papel de Lumenautas, e precisam se juntar para explorar o planeta Marte e proteger sua espécie dos ataques de poderosos alienígenas.
Como o desenvolvimento de Cosmo Guild começou? Sempre foi um projeto para arcades?
O projeto sempre foi para arcade. Na época que surgiu a ideia, eu estava mexendo com Arduino [uma plataforma que possibilita o desenvolvimento de projetos eletrônicos] e pensando em trabalhar com integrações diferentes, que fugissem do comum. Eu queria criar algo que se destacasse e fosse na contramão do que o mercado segue, que são jogos pra Steam e mobile, por exemplo.
Quais elementos novos Cosmo Guild traz para o gênero? Quais foram as principais influências?
Cosmo Guild é um FPS com forte inspiração na franquia Metroid. A grande novidade é que, diferente dos outros jogos de fliperama, em Cosmo Guild, o jogador pode salvar seu progresso em um APP na nuvem e acessar de qualquer máquina, dia e lugar, e continuar sua aventura de onde parou. Além disso, teremos atualizações frequentes com novos conteúdos e fases, o que também não é comum em jogos de fliperama.
Além de você, há mais pessoas trabalhando no game?
Eu trabalhei full time no desenvolvimento e tenho também alguns freelas que prestam serviço, a ideia é eventualmente ter todos esses profissionais dentro da empresa.
Há planos de lançar o jogo em outras plataformas?
O Cosmo Guild será exclusivo para fliperamas personalizados, porém tenho planos de lançar outros jogos em outras plataformas.
Quais os maiores desafios que você teve durante a criação/desenvolvimento do jogo?
Cosmo Guild é um projeto bem complexo e o maior desafio foi o tempo hábil para concluir tudo dentro do prazo previsto.
O que você acha do desenvolvimento de jogos no Brasil? Há oportunidades para os gamers brasileiros na área?
Acredito que existam oportunidades, sim, só que é necessário posicionar o jogo como um produto, ao invés de seguir como hobby.
Quais são os planos para o futuro?
Após lançar o Cosmo Guild, pretendo consolidar a empresa, aplicar estratégias de expansão e aí começar o segundo projeto que já tenho nos planos, que também será nos fliperamas.
Alguma consideração final?
O principal é falar sobre o público do jogo. Cosmo Guild é para aquela pessoa que sempre gostou de jogar, mas por causa da rotina da vida adulta, não tem tempo para isso. Então, o jogo tem um balanceamento para que o jogador possa ter um bom desempenho, mesmo jogando por cerca 30 minutos semanais.
Além disso, é um jogo pensado para promover a socialização entre os jogadores, pois bebe muito da fonte dos espaços de fliperamas e lan houses dos anos 1990 e começo dos anos 2000. Cosmo Guild é um game pensado para jogar com outras pessoas e um mesmo ambiente físico, se divertir e fazer novas amizades.