PUBLICIDADE

XDefiant é a resposta para quem está cansado de Call of Duty

Jogo de tiro da Ubisoft chega com tudo em sua pré-temporada, e mostra que há espaço para competir contra o 'arrasa-quarteirão' da Activision

4 jun 2024 - 15h21
Compartilhar
Exibir comentários
XDefiant é a resposta para aqueles cansados de Call of Duty
XDefiant é a resposta para aqueles cansados de Call of Duty
Foto: Ubisoft / Divulgação

Se você, assim como eu, é um fã veterano de Call of Duty, então deve estar cansado do rumo que a franquia vem tomando nos últimos anos. Parece que, após o reboot de Modern Warfare, a Activision acabou se perdendo novamente, entregando jogos incompletos, cheios de problemas e com um foco excessivo na monetização.

São tempos escuros para nós, os fãs. Felizmente, depois de muito tempo após o anúncio, a Ubisoft finalmente lançou XDefiant. Produzido pelas mentes dos Call of Duty de outrora, o novo jogo de tiro competitivo e arcade da Ubisoft chegou para mostrar que ainda é possível fazer um jogo bom, divertido e, o melhor de tudo, gratuito.

Mundos colidem

A ideia original de XDefiant era utilizar diferentes facções de Tom Clancy em uma arena competitiva. Com o tempo, isto mudou, e a Ubisoft passou a integrar suas outras franquias dentro do jogo. Hoje, na pré-temporada, existem cinco facções disponíveis: Echelon, Cleaners, Phantoms, Libertad e DedSec.

Basicamente, cada facção funciona de forma similar a outros jogos de heróis, onde é possível correr pelo campo de batalha com uma habilidade especial, uma habilidade passiva e uma habilidade “ultra”. Essas habilidades funcionam através de um timer, que precisam ser recarregadas antes de serem utilizadas novamente.

A jogabilidade é rápida, frenética e perfeitamente balanceada. Pense nos tempos de ouro de Modern Warfare 3 (aquele bom, não o atual). Cada arma tem seus pontos positivos e negativos, mas ao contrário de Call of Duty, não existe nada que possa ser considerado “meta”.

Ou seja, é possível se divertir utilizando o que quiser, sem se preocupar com a build perfeita, e comparado com o cenário atual dos jogos competitivos, isto é um baita alívio. Além disso, os mapas são bem divertidos, trazendo uma variedade de cenários coloridos das franquias da Ubisoft, e um design clássico de "três lanes" que funcionam perfeitamente com o estilo de jogo.

Poucos problemas

É claro que nem tudo é perfeito. A progressão do jogo é bem limitada, dando ao jogador a oportunidade de desbloquear novos armamentos através de desafios que estão longes de serem dificeis. Subir de nível não traz nenhuma recompensa, então a única forma de progressão (além do passe de batalha) é o aumento de nível de arma, que desbloqueia novos acessórios e camuflagens.

Além disso, o jogo sofre com alguns problemas no Net Code. Diferente da maioria dos jogos competitivos da atualidade, XDefiant não busca partidas com base na sua habilidade, mas sim na qualidade de sua conexão. Então, como resultado, você vai acabar entrando em alguns servidores que sofrem com desestabilização na internet, o que pode comprometer a sua experiência geral nas partidas.

Ainda assim, XDefiant entrega uma experiência sólida, independente da plataforma que você estiver. Apesar de eu preferir shooters no meu PC, o jogo roda de forma excepcional no PlayStation 5, principalmente se você tiver uma TV com suporte para 120 quadros por segundo.

Considerações

XDefiant - Nota 9
XDefiant - Nota 9
Foto: Game On / Divulgação

XDefiant não é o herói que merecemos, mas é o que precisamos. Com algo simples e familiar, a Ubisoft conseguiu criar um verdadeiro concorrente para uma das maiores IPs de entretenimento do planeta. Resta esperar e ver o que o futuro promete com as novas temporadas, e torcer para que consigam continuar entregando um ótimo jogo por vários anos.

Gratuito para jogar, XDefiant está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S.

*Esta análise foi feita no PlayStation 5.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade