Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

The Thousand-Year Door é ótimo remake do clássico Paper Mario

20 anos após versão original, Mario retorna novinho em folha ao Nintendo Switch

21 mai 2024 - 10h00
Compartilhar
Exibir comentários
Paper Mario: The Thousand-Year Door será lançado em 23 de maio de 2024.
Paper Mario: The Thousand-Year Door será lançado em 23 de maio de 2024.
Foto: Reprodução / Nintendo

O sucesso de Super Mario RPG no Super Nintendo abriu caminho para novas e criativas ideias com o encanador italiano como protagonista. Porém, o fim da parceria com a Square fez com que a Nintendo precisasse buscar algo inédito para uma aventura RPG com sua mascote.

Inicialmente chamado de Super Mario RPG 2, Paper Mario foi lançado em 2001, já no fim do ciclo do Nintendo 64. O relativo sucesso foi suficiente para uma sequência, chamada Paper Mario: The Thousand-Year Door, que chegou ao GameCube em 2004 e transformou o título em uma franquia de sucesso. Título que agora chega renovado ao Nintendo Switch.

A Porta de mil anos

Grande parte do sucesso de The Thousand-Year Door foi devido a originalidade de sua proposta de jogo aliada ao respeito que a Nintendo teve por seu antecessor, Super Mario RPG. Paper Mario herdou os diálogos e o clima de aventura bem-humorados, cheio de referências a outros títulos da Nintendo. Além disso, o sistema de batalha também é baseado em ataques e defesas influenciados pela temporização – isto é, apertar um botão no momento certo pode minimizar ou maximizar danos causados ou sofridos pelo jogador.

Paper Mario também quebrou a quarta parede ao transformar suas batalhas em peças de teatro interativas – ideia reaproveitada no recente Princess Peach: Showtime!. Mas mais que um simples apelo estético, essa quebra deixava claro que público e palco das batalhas podiam afetar o resultado dos combates.

Thousand-Year Door também expandiu o sistema de insígnias do Paper Mario original, adicionando propriedades extras aos golpes ou melhornado atributos dos personagens. Esse sistema se tornou recorrente na franquia, mas também pode ser visto em Mario & Luigi e no excelente Super Mario Bros. Wonder.

Uma nova impressão 

Desenvolvido pela Intelligent Systems, que já havia trabalhado na versão original, todas essas qualidades e atributos foram muito bem transportados neste remake para o Nintendo Switch. Justamente por se tratar de um remake, os gráficos foram inteiramente refeitos e estão muito mais bonitos que os de 2004, contando com vários efeitos de luz e sombra, transparências e reflexos, além da própria aparência de papel dos cenários estar mais acentuada.

Tal qual em Super Mario RPG, a trilha sonora foi remixada, além da trilha original de GameCube estar acessível através de uma insígnia. A versão Nintendo Switch ainda conta com galeria de arte e som desbloqueáveis.

Como também tem sido padrão em remakes recentes, vários recursos de qualidade de vida foram adicionados. Por exemplo, a qualquer momento o jogador pode apertar ZL para que Goombella dê dicas de como prosseguir; e um novo NPC, chamado Battle Master, disponibiliza tutoriais com manhas a serem usadas nas batalhas.

Outro exemplo é o "partner ring", sistema que habilita a troca instantânea do parceiro de Mario sem a necessidade de parar o jogo para entrar na tela de menu. Uma crítica que a versão original sofreu foi que sua campanha continha muitas idas e vindas que prejudicavam seu ritmo. Assim, a versão Nintendo Switch inclui um sistema de viagem rápida através de um sistema de canos.

Ainda falando de críticas, há algumas semanas foi revelado que a versão de Nintendo Switch de Paper Mario: The Thousand-Year Door rodaria a 30 quadros por segundo, apenas metade da taxa de quadros do jogo original. Muitos fãs se preocuparam, achando que as batalhas pudessem ser prejudicadas, mas não tive nenhum problema nesse sentido, independente do console estar na base ou no modo portátil.

Considerações

Paper Mario: The Thousand-Year Door – Nota: 9
Paper Mario: The Thousand-Year Door – Nota: 9
Foto: Reprodução / Game On

Renovado e modernizado, sem contudo mexer nos trunfos do clássico de GameCube, Paper Mario: The Thousand-Year Door de 2024 é a versão definitiva desta aventura. Ainda que a menor taxa de quadros por segundo possa decepcionar os fãs da versão original, as mudanças presentes do remake para Nintendo Switch o tornam a melhor maneira de revisitar o ótimo RPG de 2004.

Paper Mario: The Thousand-Year Door será lançado em 23 de maio de 2024.

*Esta análise foi feita com uma cópia gentilmente cedida pela Nintendo

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade