Marvel's Spider-Man 2 tem versão problemática no PC
Nosso cabeça de teia sofre com travamentos, bugs e crashes
Após semanas sem informações oficiais sobre requisitos mínimos/recomendados e com um lançamento discreto, Marvel's Spider-Man 2 foi lançado oficialmente para o PC.
Desenvolvido pela Nixxes, que conta com um excelente portfólio de ports recentes para a plataforma, o jogo infelizmente deixa a desejar nos quesitos técnicos e vai precisar de um bom número de atualizações para ficar redondinho.
Beleza e ação não faltam
A história contada aqui gira em torno de Peter e Miles protegendo Nova Iorque da caçada de Kraven e seu exército, com um bom desenvolvimento dos personagens e partes de ação que não decepcionam. O game também apresentou diversas novas habilidades e mecânicas de gameplay e novas atividades pelo mapa que foram um baita upgrade em relação ao primeiro, com sidequests e narrativas à parte.
Spider-Man 2 é um jogo de produção caríssima e conta com o que há de mais avançado em tecnologias de renderização e animação. Na versão de PC isso é elevado pela gama de opções gráficas mais parrudas, com opções melhores de reconstrução de imagem, ray tracing mais preciso e robusto, dentre outras melhorias.
Ao utilizar o ótimo sistema de travessia do jogo, é possível ver reflexos bem nítidos e detalhados nas janelas dos arranha-céus de Nova Iorque, o que aumenta a sensação de velocidade e presença do cabeça de teia na cidade. Em outros jogos essa “firula” a mais poderia ser menos expressiva, mas em uma metrópole deste porte, onde boa parte do horizonte são prédios, faz toda a diferença. Com opções como FSR e DLSS para segurar a pancada na placa de vídeo, dá para jogar com boa parte destes efeitos ligados até em configurações mais humildes.
Para quem vai jogar com tudo no máximo, as ruas parecem mais vivas do que nunca e as set pieces de perseguição chegam ao nível apoteótico. A quantidade de quadros a mais por segundo que o PC proporciona com esse nível gráfico também é super bem vinda em um jogo de ação deste calibre e aumenta a fluidez em combate.
Uma pena, ou não, que nem só de beleza e realismo vive o entretenimento chamado video game e há uma série de outros problemas técnicos que comprometem muito a aventura aqui.
Performance abaixo da média
Primeiramente, testamos o jogo em um setup de entrada utilizando a RX 5500XT e o Ryzen 5 5600, contando também com 16GB de RAM DDR4 e um SSD SATA com 6GB/s de leitura. Inicialmente, a experiência com o jogo foi desastrosa em alguns aspectos, principalmente nas cutscenes, que apresentaram instabilidades quase constantes, com stutterings, perca de sincronização labial e diversos outros bugs, como NPCs sumindo da cena, fazendo t-pose ou completamente travados. O principal motivo aparente para a ocorrência de todos estes problemas pode ser a falta de otimização do jogo para dispositivos de armazenamento mais lentos, causando problemas no carregamento destas cutscenes.
Já no quesito gameplay, a performance do jogo se saiu bem para um setup de entrada. O jogo foi testado em diversas configurações gráficas e o resultado não decepcionou, com a gameplay constantemente se mantendo em 60 quadros na configuração média no modo qualidade e em 1080p, com FSR 3.1 e Frame Generation ativos. Entretanto, mesmo sem o framegen, o setup ainda foi capaz de manter cerca de 30-40 quadros na cidade. Porém, nem tudo são flores, visto que ainda assim o jogo apresentou alguns stutters na gameplay, além de ter texturas bugadas que não carregam ou que apresentam problemas visuais.
Já nos testes com um setup intermediário, com uma RTX 3070 e i7 9700k, o maior problema foi com crashes constantes. Placas da Nvidia parecem sofrer mais no momento com o jogo e boa parte da culpa está no driver mais recente, que também vem causando problemas em outros jogos. Há também os problemas de instabilidade nas cutscenes e algumas sequências de ação.
A partir desta configuração já dá para manter quase tudo no alto/ultra e o que vai realmente impactar é a resolução e quantidade de efeitos de ray tracing ligados. Pelas queixas das análises no Steam, esses problemas são gerais e afetam de alguma forma todo tipo de configuração.
No momento a Nixxes está lançando atualizações quase que diárias, com melhoras na estabilidade do jogo, visando ao menos acabar com o problema dos crashes. No entanto, pela nossa experiência aqui, neste momento é melhor aguardar um pouco para investir seu dinheiro, uma vez que vai ser necessário mais algumas semanas ou meses para o jogo ficar da forma como deveria ter sido lançado.
Considerações
Spider-Man 2 é um ótimo jogo e conta com muitos momentos memoráveis, mas a versão de PC derrubou boa parte da experiência por conta de problemas profundos que afetam todo tipo de configuração. Cutscenes travando, cabeças voando e crashes constantes serão seus companheiros de aventura neste momento, enquanto a Nixxes tenta resolver tudo com atualizações.
Esta análise foi feita com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Sony.