PUBLICIDADE

Disney Illusion Island tem narrativa divertida, mas pouca variedade

Jogo para Nintendo Switch encanta com visual de desenho animado antigo e história nos moldes Disney, mas peca pela repetição

27 jul 2023 - 10h44
(atualizado às 10h44)
Compartilhar
Exibir comentários
Disney retorna ao desenvolvimento de jogos com Illusion Island
Disney retorna ao desenvolvimento de jogos com Illusion Island
Foto: Disney / Divulgação

O anúncio de Disney Illusion Island, exclusivo de Nintendo Switch, trouxe empolgação por ser a volta da divisão de jogos da Disney e carregar uma nostalgia dos games de SNES e Mega Drive. Apesar de contar com vários acertos, o game peca na jogabilidade, que não dispõe de tantos recursos e pode se tornar maçante em diversos momentos.

Disney Illusion Island traz uma narrativa aos moldes clássicos da marca, no melhor sentido possível, que diverte e te mantém entretido até o final. Além disso, o jogo tem visuais muito agradáveis que, juntos à uma trilha sonora impecável, fazem com que os jogadores mais velhos tenham uma gostosa sensação de nostalgia. Exatamente por estes acertos, a jogabilidade limitada de Disney Illusion Island faz com que o jogo deixe a impressão de que poderia ser muito mais.

História simples, mas efetiva

Em Disney Illusion Island, Mickey, Minnie, Pateta e Pato Donald vão para um reino achando que estão indo para um piquenique, literalmente. Ao chegar por lá, o líder do povo nativo explica que eles perderam três livros mágicos que mantinham aquela terra próspera e espera contar com a ajuda de nossos heróis para recuperar estes artefatos.

Direto ao ponto para explicar o plot da narrativa, Disney Illusion Island também respeita a personalidade dos personagens que tanto conhecemos. Por exemplo, Pateta se mostra um verdadeiro bobão que não consegue entender que o suposto piquenique foi uma mentira. Já o Pato Donald se mostra completamente irritadiço por ter sido enganado, ao ponto que Mickey e Minnie abraçam os papéis de protagonistas e aceitam logo de cara a missão dada a eles.

Disney Illusion Island tem personagens carismáticos
Disney Illusion Island tem personagens carismáticos
Foto: Disney / Divulgação

Com o humor característico do universo Disney, a trama pode ser simples, mas acerta em cheio com os personagens tradicionais. Além disso, as novas caras que Disney Illusion Island apresenta também são personagens muito carismáticos.

Jogabilidade limitada, mas funcional

O jogo é uma aventura 2D de plataforma, com bastante influência do gênero metroidvania. Ou seja, temos um mapa amplo, que pode ser revisitado a qualquer momento, principalmente após ganhar novas habilidades que te permitem chegar em locais antes inalcançáveis.

Você pode selecionar qualquer um dos quatro personagens para jogar, mas isso não afeta as habilidades de cada um. Quer dizer, em termos narrativos várias piadas são feitas, principalmente com Pato Donald. Se a habilidade de pular de uma parede para a outra é dada à Mickey através de um lápis mágico, pro pobre pato será necessário se pendurar utilizando um desentupidor de vasos sanitários.

Jogabilidade de Disney Illusion Island é simples
Jogabilidade de Disney Illusion Island é simples
Foto: Disney / Divulgação

Mas, falando dos problemas, Disney Illusion Island se torna repetitivo por não trazer nenhum tipo de combate. Você vai perambular pelos mapas que estão repletos de perigos e criaturas que vão te mandar de volta para um dos checkpoints se der mole. Contudo, não existe variedade na hora de passar pelos obstáculos do jogo. Tudo é resolvido na base do pulo, tudo mesmo.

Diante de obras brilhantes e recentes como Ori e Hollow Knight, Disney Illusion Island parece simples demais para quem buscava um metroidvania com mais recursos. Para um jogo que esbanja criatividade em vários aspectos, me parece que a jogabilidade careceu de um pouco mais de variedade.

Um jogo para a família

Disney illusion Island traz personagens icônicos do universo Disney
Disney illusion Island traz personagens icônicos do universo Disney
Foto: Disney / Divulgação

Justiça seja feita, Disney Illusion Island é realmente um jogo familiar. Ou seja, ele acerta no que se propõe e provavelmente irá agradar bastante o verdadeiro público alvo dele. O que quero dizer é que, a parte que mais me desagradou no game, provavelmente não vai incomodar muita gente que for curtir o jogo.

Com uma opção de multiplayer boa, visuais lindos e uma história family friendly, Disney Illusion Island é uma baita pedida para quem curtir um jogo que não vai desafiar tanto. Vale falar que isso não é problema, uma vez que nem todo jogo precisa fazer a vida dos seus usuários um inferno!

Disney Illusion Island - Nota 7
Disney Illusion Island - Nota 7
Foto: Game On / Divulgação

Com as expectativas alinhadas, Disney Illusion Island irá agradar e divertir bastante, ainda que, para mim, esse não tenha sido o caso durante 100% da jogabilidade.

Disney Illusion Island está disponível para Nintendo Switch.

*Esta análise foi feita no Switch OLED, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Disney Games.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade