PUBLICIDADE

Análise: Psychonauts 2 é excelente jogo de ação e aventura

Game combina narrativa envolvente com estágios mirabolantes que exploram os mistérios da mente humana

23 ago 2021 - 15h56
(atualizado às 15h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Psychonauts 2
Psychonauts 2
Foto: Double Fine / Divulgação

A sequência de Psychonauts, lançado originalmente 16 anos atrás, tem como único ponto fraco ser a continuação direta de um game que, infelizmente, muito pouca gente jogou. Dito isso, não deixe que essa lacuna impeça você de experimentar a nova aventura de Raz Aquato no incrível mundo dos psiconautas criado pela Double Fine Productions.

A produtora do cultuado game designer Tim Schafer (de Brutal Legends e Full Throttle) soube aproveitar o tempo de desenvolvimento (e o suporte da aquisição pelos Xbox Game Studios) para lapidar e polir um excelente jogo que combina ação, plataformas, cenários mirabolantes que usam de forma muito criativa o poderio dos consoles de nova geração, tudo isso com uma trama envolvente que explora os meandros de um dos lugares mais misteriosos e perigosos do universo: a mente humana.

Aventuras psíquicas

O jogador assume o controle de Raz Aquato, o mais jovem integrante dos Psiconautas, uma agência de espionagem psíquica, que precisa descobrir a identidade de um suposto traidor dentro do grupo. Raz quer resolver o mistério, mas muitas vezes acaba agindo por impulso e complicando as coisas para seu lado. Desfazer esses enganos é parte do jogo, assim como explorar as histórias e escolhas de vida dos personagens com quem ele convive. A história é muito bem contada, com um senso de humor inteligente raramente visto nos games.

Para explorar as paisagens de sonho que existem no interior das mentes visitadas por Raz, o jogador conta com uma série de poderes psíquicos - como telecinese para mover objetos e levitação, além de pirocinese e outras alternativas mais curiosas, como a divertida clarividência, que permite ver o mundo pelos olhos de outras pessoas e criaturas, ou a habilidade de fazer conexões mentais entre pensamentos.

Uma das principais mecânicas do game, essas conexões servem tanto para alcançar plataformas e áreas aparentemente inacessíveis, como para modificar o comportamento de alguém - o que provoca alterações enormes no próprio cenário do jogo, que é, bem, a mente daquela pessoa. Todo o conceito das conexões mentais fica ainda melhor com o trabalho de localização primoroso feito no jogo: não são apenas legendas e menus, mas mesmo objetos e cartazes, tudo está devidamente traduzido para o português, tornando o game perfeitamente inteligível por qualquer pessoa.

Banquete para os sentidos

O mundo de Psychonauts 2 se divide entre as várias fases dentro das cabeças dos outros agentes e personagens, e a grande área da agência dos Psiconautas, que inclui desde salas de aula e laboratórios subterrâneos até um camping, florestas e outras regiões cheias de colecionáveis, missões secundárias e situações hilárias aguardando pelo jogador.

A varidade de estágios e situações, a forma como as fases simplesmente mudam com novas perspectivas e sem nunca perder o ritmo são alguns dos destaques do jogo. Do perturbador interior de uma boca humana a um psicodélico festival hippie, cenas de ação no melhor estilo James Bond e uma desafiadora fase de plataforma em um reality show gastronômico, não parece haver limite para a imaginação dos desenvolvedores de Psychonauts 2.

Embora seja um jogo cativante e divertido, é bom avisar que Psychonauts 2 explora alguns temas pesados, que podem ser perturbadores para algumas pessoas. A Double Fine faz isso da forma mais leve possível e nunca aborda alguma questão de saúde mental de forma leviana.

Conclusão

Como eu disse no começo desta análise, o maior problema de Psychonauts 2 é ser uma continuação direta de um game que pouca gente jogou. O primeiro Psychonauts está disponível para PC e consoles Xbox via Game Pass, mas entendo que não é fácil em pleno 2021 encarar um jogo de 16 anos atrás.

Psychonauts 2 - Nota 10
Psychonauts 2 - Nota 10
Foto: Game On / Divulgação

O jogo até faz uma grande recapitulação dos acontecimentos logo no começo, mas é preciso tempo para se envolver com os muitos NPCs e se importar com suas histórias e questões.  O bom é que, se o jogador se der essa oportunidade, vai ser recompensado com uma das melhores experiências de jogo deste começo de nova geração.

Psychonauts 2 está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S.

*A análise de Psychonauts 2 foi feita no Xbox Series X, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela Microsoft.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade