PUBLICIDADE

Análise: EA Sports WRC é boa estreia da nova franquia de rally

Veterana do gênero, Codemasters finalmente trabalha com a licença oficial do mundial de rally

3 nov 2023 - 12h26
Compartilhar
Exibir comentários
Pela primeira vez, Codemasters trabalha com a licença oficial da WRC
Pela primeira vez, Codemasters trabalha com a licença oficial da WRC
Foto: EA / Divulgação

Admito que quando a Electronic Arts adquiriu a licença da World Rally Championship, fiquei preocupado com o futuro da franquia, que chegou para substituir Dirt Rally, da britânica Codemasters. A preocupação, porém, foi embora depois de jogar o novo EA Sports WRC.

Como fã de longa data das produções da Codemasters, me senti em casa nesta nova série, que traz o melhor de Dirt Rally e até mesmo muitas semelhanças com os clássicos Colin McRae Rally, mas devidamente acompanhados das provas e carros oficiais da principal competição da modalidade.

O jogo adota alguns dos elementos típicos das produções da EA Sports, com um calendário rígido em que é preciso fazer escolhas semanalmente enquanto se progride na carreira. No caso, você vai montar sua equipe, com piloto, co-piloto, engenheiros e mecânicos, competir em provas oficiais e também montar seus próprios bólidos.

Cheio de potencial

Monte sua equipe e prepare-se para fazer carreira como uma estrela do rally
Monte sua equipe e prepare-se para fazer carreira como uma estrela do rally
Foto: EA / Divulgação

Construir um carro para competir é uma das partes mais envolventes de WRC. Não é só personalizar ou trocar peças: você começa do zero e seleciona cada peça do motor, fazendo muitos ajustes até chegar no veículo desejado - ou quase isso. É muito divertido e certamente vai agradar aos fãs que buscam aquele ajuste fino que vai garantir segundos preciosos no final das corridas.

Por falar nelas, é preciso reconhecer a fidelidade de EA Sports WRC ao esporte. As provas envolvem diferentes tipos de traçado e superfícies, exigindo bastante habilidade e coragem ao volante na busca pelos melhores resultados. 

Como disse uma vez um sábio, "o rally é a forma mais rápida de ir perigosamente de um ponto a outro" e EA Sports WRC reproduz essa emoção muito bem, tanto nos traçados íngremes, ribanceiras enganosas e estradas estreitas cercadas por paredões de rocha, quanto nas batidas e danos que os veículos acabam sofrendo. É um cuidado cada vez mais raro nos jogos de direção, e muito satisfatório de se ver.

Pilotar em EA Sports WRC é empolgante e desafiador, como se espera de um jogo do gênero
Pilotar em EA Sports WRC é empolgante e desafiador, como se espera de um jogo do gênero
Foto: EA / Divulgação

Visualmente, o jogo é muito bonito, tanto na recriação detalhadas dos carros oficiais da WRC quanto nas paisagens. Infelizmente, o game sofre com alguns pequenos bugs gráficos, mesmo jogando no modo de qualidade. Por sinal, uma pena que o jogo não tem nem sequer menus em português, o que pode afastar um pouco jogadores que nunca experimentaram o gênero. E mesmo em inglês, em alguns momentos os menus são simples demais e dificultam encontrar as opções desejadas.

Fora da campanha, há algumas modalidades, como provas de Time Trial, uma escola de Rally para ensinar o básico da competição, o modo Championship, em que você cria seu próprio campeonato, um modo de construção de carros e um para personalização, o modo Clubs e o Quick Play que é onde rolam as partidas online, e o modo Moments. Essa modalidade é muito legal, pois permite ao jogador reviver momentos específicos e emblemáticos da história da WRC - e certamente é onde os veteranos vão encontrar mais desafios ao volante.

Considerações

EA Sports WRC - Nota 8
EA Sports WRC - Nota 8
Foto: Game On / Divulgação

Meus medos de que EA Sports WRC fosse um Dirt desprovido de alma não se concretizaram. A Codemasters soube aproveitar a oportunidade e juntar todo seu conhecimento e experiência no gênero com as licenças oficiais do World Rally Championship, entregando um ótimo jogo de corrida.

Sempre há espaço para melhorar, mas a Codemasters deu uma bela partida em sua nova série de rally e me deixou curioso para saber o que o futuro reserva.

EA Sports WRC está disponível para PC, PS5 e Xbox Series X/S.

*Esta análise foi feita no Xbox Series X, com uma cópia do jogo gentilmente cedida pela EA.

Fonte: Game On
Compartilhar
Publicidade
Publicidade