PUBLICIDADE
Logo do Vasco

Vasco

Favoritar Time

Relembre outras "finais antecipadas" recentes do Brasileiro

26 jun 2017 - 13h06
Compartilhar
Exibir comentários
Vitória, invencibilidade mantida e agora 4 pontos de vantagem na liderança
Vitória, invencibilidade mantida e agora 4 pontos de vantagem na liderança
Foto: Vinícius Costa / Futura Press

A vitória do Corinthians sobre o Grêmio (1 a 0), neste domingo (25), no Olímpico, pode ter representado, para muitos, o que se chama de final antecipada do Brasileiro – tal a campanha destacada da dupla com relação aos demais times da competição. Claro que pode haver mudanças ao longo dos próximos meses e outros clubes virem a ter confrontos com essas características.

Mas, é comum, em toda edição do Brasileiro, que jogos ainda distantes do término do campeonato sejam tratados como finais antecipadas. Entre exemplos mais recentes, destacamos alguns.

Em julho do ano passado, Palmeiras e Atlético-MG tiveram um duelo parecido, no Allianz Parque, e o time mineiro acabou levando vantagem – venceu por 1 a 0, o que permitiu que se aproximasse do time paulista na tabela. Depois, o Palmeiras deslanchou e se tornou campeão com 18 pontos a mais que o Atlético-MG (80 a 62).

Em 2015, o Atlético-MG outra vez despontava como favorito ao título. Chegou a liderar o Brasileiro por sete rodadas. Aos poucos, porém, o Corinthians foi ganhando espaço e tomando conta da situação. Até que no primeiro dia de novembro houve a tal final antecipada, reunindo as duas equipes, em Belo Horizonte. Para alegria dos visitantes, houve vitória dos paulistas por 3 a 0.

Jadson (à esquerda) marcou o único gol da partida na Arena do Grêmio
Jadson (à esquerda) marcou o único gol da partida na Arena do Grêmio
Foto: Vinícius Costa / Futura Press

A partida praticamente definiu o campeão. O Corinthians abriu ali, na 33ª rodada, 11 pontos sobre o Atlético, o vice-líder. Se o resultado tivesse sido oposto, a diferença cairia para seis pontos.

Em outubro de 2012, mais uma vez o Atlético-MG se deparou com uma partida que reunia líder e vice do Brasileiro e que soou como uma decisão precoce. Enfrentou e venceu o Fluminense por 3 a 2 em casa, pela 32ª rodada, e deixou no ar o futuro daquele campeonato – o Flu ficara com 69 e o clube mineiro subia para 63 pontos. Mais adiante, porém, o time tricolor do Rio chegou ao título.

Já em 2011, foi a vez de Vasco e Corinthians, então primeiro e segundo colocados respectivamente, travarem um duelo com gostinho de final, na 27ª rodada, em São Januário. Houve empate (2 a 2) e o time carioca permaneceu na ponta com dois pontos a mais que o rival. Mas, logo, a supremacia do Corinthians se impôs para ganhar o Brasileiro.

Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade