PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul
Logo do Seleção Uruguaia

Seleção Uruguaia

Favoritar Time

Dois ficam feridos após borracharia ser queimada em protestos de BH

26 jun 2013 - 14h37
(atualizado às 15h05)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Multidão se aglomera em BH em manifestação no dia da primeira semifinal</p>
Multidão se aglomera em BH em manifestação no dia da primeira semifinal
Foto: EFE

A cidade de Belo Horizonte é palco de protestos contra os gastos para a Copa do Mundo 2014 a poucas horas da primeira partida semifinal da Copa das Confederações, entre Brasil e Uruguai, que será realizada no Mineirão às 16h (de Brasília). Na altura do distrito de Ravena, na BR-381, manifestantes depredaram e incendiaram uma borracharia após saquearem o estabelecimento. O borracheiro e um dos manifestantes foram levados ao Pronto Socorro João XXIII com ferimentos.

Os manifestantes bloquearam a rodovia que dá acesso ao litoral sul do Espírito Santo. Durante o protesto, eles resolveram invadir a borracharia. O funcionário, então, reagiu e acabou agredido com barras de ferro o paus. Segundo informações da Polícia Militar, até as 14h ninguém havia sido preso no local.

Porém, ao todo, 16 prisões foram efetuadas no centro da capital mineira e região metropolitana. A maioria foi pega com armas brancas, pedras e até bolas de gude, para usar em caso de confronto com a polícia.

Na avenida Antônio Carlos, oito pessoas foram presas na manifestação que caminha para a região do Mineirão. Eles tentaram depredar um supermercado e serão encaminhadas para a central de flagrantes da Polícia Civil.

Segundo a PM, já são mais de 50 mil manifestantes rumando ao Mineirão. De acordo com a corporação, o número pode ultrapassar os 65 mil da partida entre México e Japão, já que milhares de manifestantes devem se unir durante o trajeto.

O tenente coronel Alberto Luis afirmou que a PM fará uso gradativo de suas forças. A princípio os escudos farão o bloqueio dos manifestantes e, caso necessário, a corporação usará gás lacrimogêneo, bombas de efeito moral e balas de borracha.

BH anuncia esquema de segurança para jogo do Brasil:

Com a informação de que a manifestação chegaria ao Mineirão, a PM iniciou o bloqueio ao redor do estádio, na região da avenida Antônio Abrahão Caram. Como foi acordado com os líderes dos manifestantes em reunião, foi armada uma barreira com grades e policiais 50 metros após esse bloqueio. Antes da barreira, homens da Força Nacional também atuam na segurança do evento.

Além da BR-381, ainda estão bloqueadas em BH outras rodovias, como a MG-020, entre Santa Luzia e Jaboticatubas, a BR-262, na altura de Juatuba, a MG-010, na altura de Vespasiano, a MG-424, na altura de São José da Lapa, a MG-262, na altura de Sabará. 

Entre as prisões, em Venda Nova, bairro Serra Verde, um homem de 22 anos, foragido da Justiça, foi detido com bolas de gude, máscaras antigás e uma espécie de escudo de metal no peito para se proteger de agressões. Já na avenida Santos Dummont, no centro de BH, outros dois homens, de 18 e 22 anos, foram detidos pela PM.

Outras bandeiras

Apesar do protesto principal ser contra os gastos abusivos para a Copa do Mundo de 2014, entre as milhares de pessoas no centro da capital mineira também estão profissionais da saúde protestando a favor de melhores condições de trabalho, mulheres a favor de seus direitos e até mesmo protetores de animais.

Os manifestantes se organizam para deixar a praça Sete em direção à Antônio Carlos, onde seguirão para os arredores do Mineirão.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade