Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Promessa de 16 anos descobriu no avião que jogaria chave principal do Rio Open

Guto Miguel já treinou com Novak Djokovic, recebeu conselho de João Fonseca e ocupa a terceira posição do ranking júnior

17 fev 2026 - 18h41
Compartilhar
Exibir comentários

O goiano Guto Miguel tem apenas 16 anos e vai jogar a chave principal do Rio Open nesta terça-feira, contra o lituano Vilius Gaubas, 126º colocado ranking. A oportunidade surgiu em forma de convite da organização do torneio, após a desistência do francês Gael Monfils, ex-número 6 do mundo e que está se despedindo do circuito nesta temporada.

Não fosse a desistência, Guto jogaria o qualifying. Quando recebeu a notícia de que não precisaria passar pela chave classificatória, estava a caminho do Rio e foi pego de surpresa. "A princípio, ia jogar o quali. Recebi a notícia de última hora. Eu estava no avião, o treinador olhou para trás e me avisou. Vai ser uma experiência incrível e espero dar o meu melhor", contou.

Guto Miguel durante treinamento no Rio Open.
Guto Miguel durante treinamento no Rio Open.
Foto: Divulgação/Fotojump / Estadão

O adolescente é o terceiro colocado do ranking júnior da ATP e vem de uma ótima campanha no Australian Open da categoria. Em rápida ascensão, ele já é bastante conhecido no mundo do tênis, o suficiente para ter a imagem associada a grandes marcas como Nike, Wilson e o banco C6.

Embora ainda esteja dando os primeiros passos no circuito profissional, Guto Miguel já inspira outros jovens tenistas, cujas idades são bem próximas da sua. Ser visto como referência e atender fãs já faz parte da rotina do adolescente.

" Acostumar, não sei se é a palavra certa, mas eu já estou bem ciente de que eu vou ter de ter essa esse trabalho, digamos assim, mas eu gosto muito de atender todo mundo. Eu acho isso muito gratificante", afirmou.

O destaque precoce levou Guto a ter oportunidades ímpares, além da chance de disputar a chave principal do Rio Open. Durante o Australian Open, treinou dois dias seguidos com Novak Djokovic. Também já praticou com João Fonseca, que viveu recentemente o que ele está vivendo agora.

"Na semana que eu treinei junto com ele (João Fonseca), eu tirei também para fazer algumas perguntas de como foi essa trajetória, de como foi essa chegada dele. Ele me falou sempre para manter a humildade, não se deslumbrar muito com as coisas que estão vindo, os patrocínios, a mídia e tudo mais. Ele falou sempre para manter os pés no chão, e é isso que eu estou tentando fazer."

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade