Script = https://s1.trrsf.com/update-1732903508/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Tênis

Leonardo Storck bate equatoriano terceiro favorito e decide o título do Australian Open Junior Series no Rio de Janeiro

Fnal feminina também será totalmente brasileira

18 out 2024 - 23h05
(atualizado às 23h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Leo Storck na semi
Leo Storck na semi
Foto: Peter Wrede/Cosat / Esporte News Mundo

Atleta da Rio Tennis Academy, Leonardo Storck deu o penúltimo passo rumo ao título do Australian Open Junior Series South America, torneio com tenistas de até 16 anos do continente sul-americano, que vale vaga para a chave principal do Aberto da Austrália juvenil que acontece em janeiro de 2025. 

O evento é uma parceria da Confederação Brasileira de Tênis, a Confederação Sul-Americana de Tênis, a Cosat, e a Tennis Australia, a federação australiana, e é jogado na Rio Tennis, situada no bairro das Laranjeiras, no Rio de Janeiro.

Após derrotar o quinto cabeça de chave, Thomas Miranda, nas oitavas de final, e o principal favorito, o argentino Benjamin Chelia, nas quartas, o atleta cuiabano passou pelo equatoriano Angel Veliz, terceiro favorito e de 16 anos, por 6/3 6/4. O equatoriano soma três títulos nível ITF, o circuito mundial até 18 anos.

 "Jogo muito duro, muito pegado, tendo que ficar intenso todas as horas, todos os pontos, bem ativo de pernas. Saí bem no segundo set, abri 4 a 1, dei uma baixada ali na intewnsidade, emoção foi um pouco alta, ficou 4 a 4, mas voltei para o padrão e ritmo que estava", resumiu Storck, treinado por Rafael Tanaka e que vem recebendo a torcida de seu avô Walter, responsável pelo jovem ter entrado no tênis e o seu principal incentivador: "

Muito bom viver esse momento, jogando o torneio em casa na Rio Tennis, meu avô (Walter) me vendo de perto todos os jogos, então estou muito feliz aqui".

A decisão será neste sábado contra Pedro Dietrich, que passou por Carlos Lino por 4/6 6/2 6/3. Dietrich é companheiro da Seleção Brasileira de Storck. Eles foram campeões do Sul-Americano por equipes em Lima e disputarão o Mundial em novembro, em Antália, na Turquia, a chamada Copa Davis juvenil. 

No feminino, duas companheiras de equipe, da Rede Tênis Brasil, e da Seleção Brasileira, Nauhany Silva e Pietra Rivoli, vão decidir a vaga para Melbourne. Rivoli, natural de Bento Gonçalves (RS), passou por Ana Cruz, de Sta. Maria (RS), por 6/4 6/3 enquanto que Naná derrotou a peruana Micaela Moro por fáceis 6/0 6/2.

"Foi muito duro, eu e a Ana convivemos desde pequenas, ela também é gaúcha, então desde 8, 9 anos, estamos sempre nos mesmos torneios, mas foi a primeira vez que nos enfrentamos em uma partida valendo, sempre treinamos juntas, iremos viajar juntas pro Mundial , companheira de equipe. Ela está jogando muito bem, tive que lutar muito para ganhar esse jogo, consegui ser mais resiliente nos momentos importantes e sair com a vitória", disse Rivoli que jogará sua segunda decisão seguida no Australian Open Junior Series South America. Ano passado ela foi superada por Carolina Bohrer na final. Desta vez espera sair com o resultado diferente : "Eu evolui muito do ano passado para cá , venho treinando muito, melhorando, é me preparar bem, conversar com meu treinador para conseguir jogar ainda melhor amanhã".

Nauhany Silva, que faz história  como a mais jovem do mundo ranqueada no profissional da WTA, com 14 anos, comemorou sua atuação diante da peruana: ".Comecei bem, estava confiante, mais acima do que os outros jogos, estava mais concentrada. Começo do segundo set deu uma complicada, mas consegui me organizar de novo para vencer o jogo".

Companheiras e amigas, Rivoli e Nauhany nunca se enfrentaram em uma partida valendo seja no juvenil ou no profissional, e agora vivem a expectativa do duelo importante em suas carreiras, valendo vaga para o primeiro Grand Slam da próxima temporada: "Naná é uma das minhas amigas mais próximas, estamos dividindo quarto, só que nunca nos enfrentamos em torneio valendo, mas jogamos praticamente todas as semanas no CT, será muito interessante. É uma adversária muito forte", descreveu Rivoli. Nauhany completou: "É uma amiga, parceira de treinos, então vou jogar solta . Amizade sempre a gente vai ter, mas dentro de quadra é cada uma com cada uma".

Por conta da previsão de tempo de chuva, a organização fez uma alteração na programação das finais deste sábado. A decisão feminina começa às 9h30 na quadra 2 e a masculina a partir das 11h com transmissão da ESPN 3, na quadra 1.

Programação desta Sábado (19):

Quadra 1

11h - Leonardo Storck (BRA) x Carlos Lino (BRA) ou Pedro Dietrich (BRA) - ESPN 3

Quadra 2

9h30 - 10h - Pietra Rivoli (BRA) x Nauhany Silva (BRA)

A Rio Tennis Academy tem parceria com o Banco BRB, ENGIE, Kallas, INNI, Joma e a Granado.

A Rio Tennis Academy está situada no Rio de Janeiro, em Laranjeiras, e é das mais modernas academias de tênis no Brasil com nove quadras (seis de saibro e três duras), contando com toda a infra-estrutura do sistema PFW (Performance, Fisio e Wellness) e ainda dormitórios para os atletas.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade