Bia Haddad se despede nas quartas no SP Open
A principal favorita na chave do SP Open, a paulistana Beatriz Haddad Maia, 27ª do mundo, parou nas quartas de final do torneio
A principal favorita na chave do SP Open, a paulistana Beatriz Haddad Maia, 27ª do mundo, parou nas quartas de final do torneio, diante da boa campanha da mexicana Renata Zarazua, 84ª, que disputará sua primeira semifinal em nível WTA da carreira.
Em quadra, Bia e Zarazua batalharam por 2h15 e a mexicana fechou o placar em 7/6 (7-5) 6/3 tendo convertido o mesmo número de aces da brasileira, um, e vencido 57% dos pontos jogados com seu primeiro serviço a 60% de Bia.
O primeiro set começou com a brasileira buscando ser agressiva e encurtando trocas de bolas e assim conquistou quebra no 2º game e abriu 3/0, mas arriscando acabou quebrada no 5º game, após abri-lo com dupla-falta e cometer dois erros seguidos com forehand. A brasileira seguiu sua tática de tentar pressionar o saque da rival e, com bela sequência de devoluções, voltou a quebrar o saque da adversária no 8º game, mas não sustentou, ao ver Zarazua alongar trocas e definir com contra-pés. Com tudo igual, a parcial foi para o tiebreak.
Ali, as duas tenistas nervosas cometeram erros. Zarazua saiu com 3/1 de vantagem, mas logo viu Bia igualar no 4-4. A disputa seguiu tensa, com elas trabalhando bem com bolas cruzadas e a definição veio em erro da brasileira.
No intervalo do segundo set, as duas tenistas foram aos vestiários, e na volta seguiram o jogo mais ou menos como reflexo do primeiro set, com Zarazua entrando em quadra sempre que possível para angular bolas e tentar evitar que Bia jogasse mais agressiva dominando seus pontos. Pressionadas, ambas foram confirmando seus games de saque até a quebra no 9º game em favor da mexicana, após erro não-forçado da brasileira. Sacando para o jogo, Zarazua manteve sua tática e fechou com bola vencedora na paralela.
Após o jogo, para a transmissão internacional da WTA, Zarazua foi indagada sobre que recado ela daria ao público brasileiro: "Eu continuo gostando de vocês. Eu sei que vocês estavam torcendo pela jogadora de vocês, eu entendo e respeito isso. É sempre muito difícil jogar com uma local e eles estavam apaixonadamente torcendo por ela. Talvez eles não gostem de mim hoje, mas eu continuo adorando vocês e eu amo vir aqui".
A mexicana, que eliminou a brasiliense Luiza Fullana na estreia da competição, tentou explicar como foi sua vitória: "Foi um jogo parelho, bastante equilibrado mesmo, definido na última bola. Eu sabia que seria muito difícil e foi".
Jogando sua primeira semifinal em nível WTA 250 da carreira, Renata Zarazua encara a jovem francesa Tiantsoa Rakotomanga, 214ª, que venceu a húngara Panna Udvardy, 118ª, em 6/2 6/4.