2 eventos ao vivo

ATP divulga ranking de países visando ATP Cup de 2020

20 mai 2019
11h33
atualizado às 11h33
  • separator
  • comentários

Nesta segunda-feira, a Associação de Tenistas Profissionais (ATP) divulgou o ranking oficial de países, já visando a primeira edição da ATP Cup, marcada para janeiro de 2020, na Austrália. O Brasil é o atual 37° colocado da relação, que acabará por classificar 24 países para o torneio.

Das 24 equipes, 18 serão definidas até o dia 13 de setembro, que é o prazo final para inscrição dos atletas dos primeiros qualificados. As outras seis, por sua vez, serão conhecidas apenas no dia 13 de novembro. Por ser o país-sede, a Austrália já tem um lugar garantido, no mínimo, entre as seis últimas classificadas.

As regras para que uma nação se qualifique são simples. "O país deve ter pelo menos dois jogadores com um ranking de simples ATP e pelo menos um outro jogador com um ranking de simples ou duplas. Um país pode ter até cinco jogadores. Se um país tem cinco jogadores, pelo menos três deles devem ter um ranking de simples. Se tiver menos de cinco jogadores, uma equipe deve ter pelo menos dois jogadores com uma classificação em simples", diz a publicação.

Os 24 países serão divididos em seis grupos de quatro. Os grupos, por sua vez, se dividirão em três cidades-sede: Perth, Brisbane e Sydney, com a fase eliminatória sendo disputada na capital, onde restarão apenas oito equipes.

"A classificação da ATP Cup já está ganhando forma e os jogadores estão animados", disse o chefe da ATP, Ross Hutchins. "Será interessante ver a batalha dos países nos próximos meses para conquistar suas vagas. Em uma base semanal, os fãs podem rastrear quais países se parecem com possíveis candidatos e até mesmo quais jogadores têm a melhor chance de fazer parte de suas respectivas equipes", disse o chefe da ATP, Ross Hutchins.

Vale lembrar que o atleta brasileiro mais bem colocado do ranking mundial de simples é Thiago Monteiro, que ocupa o 113º lugar. Os líderes, por sua vez, são Novak Djokovic e Rafel Nadal, que, respectivamente, colocam Sérvia e Espanha no topo da lista da ATP Cup.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
  • separator
  • comentários
publicidade