Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Taiane Justino quebra dez recordes na Copa do Mundo de LPO

10 abr 2024 - 09h30
(atualizado às 09h36)
Compartilhar
Exibir comentários

A Copa do Mundo de levantamento de peso de Phuket, na Tailândia, vai deixar boas lembranças para o Brasil. Ontem (9), Laura Amaro fez história e conquistou uma vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Já na madrugada desta quarta-feira (10), foi a vez de Taiane Justino brilhar. A jovem de apenas 20 anos competiu pelo Grupo B na categoria +87kg e somou 253kg (108kg no arranco e 145kg no arremesso), estabelecendo dez novos recordes nacionais e sul-americanos!

TAIANE
TAIANE
Foto: Taiane Justino e o técnico Dragos Stanica comemoram o grande resultado na Tailândia. Acervo pessoal. / Olimpíada Todo Dia

Provas perfeitas

Com sede de recordes, Taiane tinha 100kg como carga de entrada na prova de arranco. Na sua primeira tentativa, levantou 102kg com facilidade. Em seguida, passou a 105kg, também alcançados. Por fim, ousou 108kg e quebrou em um quilo o seu próprio recorde nacional das categorias sub-20 e adulto, obtido no Campeonato Pan-Americano Sub-20, realizado em maio de 2023 em Manizales, na Colômbia.

No arranco não foi diferente. A carga de entrada da brasileira era de 130kg. Sua primeira tentativa foi de 135kg, erguidos com sucesso. Na sequência, subiu para 141kg e, novamente, superou os recordes nacional sub-20 e adulto e sul-americano sub-20 em um quilo. Mas Taiane não parou por aí. Na terceira tentativa, levantou 145kg e pulverizou o recorde recém estabelecido.

De quebra, os recordes nacionais sub-20 e adulto da categoria acima de 87kg feminino foram ultrapassados duas vezes por Taiane, com 249kg e 253kg. Assim, foram quebrados cinco recordes brasileiros adulto, cinco recordes brasileiros sub-20 e dois recordes sul-americanos sub-20. Além disso, ela terminou em segundo lugar no grupo B e nono lugar no geral.

Participação do Brasil

Coincidentemente, sua carga total de 253kg foi a mesma alcançada por Laura Amaro no dia anterior, pela competição da categoria 81kg feminino. No caso de Taiane Justino, ela viajou para a Tailândia atrás de experiência em competições internacionais, uma vez que ainda não tem índice para brigar por vagas no torneio olímpico.

Com a prova de Taiane, o Brasil encerrou sua participação na Copa do Mundo de levantamento de peso Phuket, na Tailândia. Assim, a delegação retorna da Ásia com 12 recordes nacionais e uma vaga olímpica na bagagem. Além disso, vale lembrar que Amanda Schott, a outra brasileira na corrida olímpica, participou da pesagem mas não competiu em Phuket, por conta de uma lesão.

*Com informações da Confederação Brasileira de Levantamento de Pesos

Olimpíada Todo Dia
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade