Challenger Series em Saquarema é o próximo evento da WSL
Evento em Saquarema pode encaminhar definições no ranking da WSL.
A WSL concluiu neste domingo (5) a quarta etapa das oito programadas no calendário do Challenger Series 2025/26. O evento em Ericeira, Portugal, foi vencido pelos franceses Kauli Vaast e Tya Zembrowski. A dupla também assumiu a liderança de suas respectivas categorias na divisão de acesso da liga de surfe. Saquarema entra no radar da liga e se prepara para a etapa em outubro.
O Brasil tem somente dois atletas dentro do quadro de vagas na elite do esporte para 2026. Mateus Herdy é o quarto colocado e Laura Raupp ocupa a sexta posição. Na etapa portuguesa, Lucas Vicente parou nas quartas de final e alcançou a melhor classificação do time brasileiro.
O foco agora passa a ser na quinta etapa do cronograma. Saquarema recebe os surfistas da WSL entre os dias 11 e 19 de outubro em um evento emocionante. A corrida é por 10 vagas no Championship Tour para os homens e sete lugares para as mulheres. Participantes do CT podem disputar eventos do CS, mas Yago Dora, atual campeão mundial de surfe, já anunciou que vai abrir mão da prova para permitir que atletas lutando pelo acesso possam surfar entre eles.
Por outro lado, é possível que surfistas da elite entrem em cena em Saquarema mesmo com vaga confirmada para 2026. João Chianca, local da praia carioca, e Gabriel Medina, que ainda não competiu etapas oficiais na atual temporada, podem marcar presença. Ainda que seja uma situação hipotética e de possibilidade pequena, a presença destes ou outros nomes não pode ser descartada.
O atual campeão do evento do Challenger Series em Saquarema é o francês Marco Mignot. Com este resultado de 2024, ele se garantiu na elite de 2025, competição em que, inclusive, viria a carimbar vaga para 2026 durante o CT da atual temporada. No ano passado, o brasileiro Deivid Silva foi vice-campeão e agora está de volta ao CS para tentar repetir ou melhorar o resultado.
O ranking masculino do CS tem forte domínio australiano. Cinco dos 11 primeiros da tabela representam o país dos cangurus a outros três atletas já garantidos na elite da WSL em 2026. O calendário da divisão de acesso será concluído em março do ano que vem em Newcastle, e a categoria principal já retorna ao cronograma em abril, na etapa de Bells Beach.