Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

"Soberba clubística": jornalista da Band critica Flamengo por pedido à ONU

O jornalista da Band, Arnaldo Ribeiro, criticou a atitude do Flamengo de enviar uma petição à ONU solicitando que sua torcida seja reconhecida oficialmente como uma nação. Para ele, a iniciativa do clube carioca revela soberba.

10 set 2025 - 14h19
Compartilhar
Exibir comentários

O jornalista da Band, Arnaldo Ribeiro, criticou a atitude do Flamengo de enviar uma petição à ONU solicitando que sua torcida seja reconhecida oficialmente como uma nação. Para ele, a iniciativa do clube carioca revela soberba.

"Soberba clubística": jornalista da Band critica Flamengo por pedido à ONU
"Soberba clubística": jornalista da Band critica Flamengo por pedido à ONU
Foto: Fotos: Reprodução / BandSports e Divulgação / Flamengo / Portal de Prefeitura

"Essa coisa de se sentir maior do que os outros. Uma certa soberba clubística que não é mensurada apenas pelo número de torcedores. Eu nunca entendo quando o clube toma esse tipo de iniciativa de se separar e se tornar algo não admirado pelos demais. Isso afasta outras pessoas", afirmou.

Petição do Flamengo

O Flamengo quer que a Organização das Nações Unidas (ONU) reconheça oficialmente a Nação Rubro-Negra, como a primeira "Nação simbólico-cultural" do planeta. O anúncio do pedido foi feito por meio de um pronunciamento oficial feito pelo ídolo do clube Zico, nesta terça-feira, 9 de setembro. O clube carioca justifica que se fossem um país, teriam a 36ª maior população do mundo. 

"Se fôssemos um país, seríamos a 36º população do planeta. Somos 45 milhões, unidos pela mesma bandeira, com heróis, costumes e tradições que atravessam gerações. O Flamengo não é um clube, é um povo. E merece ser reconhecido pelo que realmente é: uma Nação. Vamos levar à Organização das Nações Unidas (ONU) uma petição para que a Nação Rubro-Negra receba o título de primeira Nação simbólico-cultural do Mundo... Pleiteamos que a ONU reconheça que existe uma Nação que se forma não pela geografia, mas pelo sentimento coletivo"

Os torcedores podem participar da campanha assinando a petição digital, para isto basta acessar o link https://peticao.flamengo.com.br/. Até o momento em que esta matéria está sendo produzida, mais de 57 mil assinaturas já foram coletadas. 

Leia o pronunciamento de Zico:

"Senhoras e senhores, hoje estou aqui não apenas como ídolo do Flamengo, mas como porta-voz de uma identidade que vai muito além do esporte, a Nação Rubro-Negra. E faço isso porque o Flamengo não é apenas um time de futebol ou uma potência esportiva. O Flamengo é uma Nação.

Se fôssemos um país, teríamos a 36ª maior população do mundo. Somos mais de 45 milhões de pessoas unidas sob uma mesma bandeira, por uma mesma cultura e por um mesmo sentimento que atravessa gerações.

Por isso, venho em nome da Nação Rubro-Negra, declarar a intenção oficial do Flamengo em ser reconhecido pela Organização das Nações Unidas como a primeira Nação simbólico-cultural do planeta.

Sim, a Nação quer ser reconhecida oficialmente como uma Nação. Pleiteamos que a ONU reconheça que existe uma Nação que se forma não pela geografia, mas pelo sentimento coletivo. Uma Nação que tem sua música, histórias, heróis, costumes, tradições e, principalmente, um povo espalhado por todo o planeta.

Se você apoia a nossa causa, assine a petição para que a ONUA conceda à Nação Rubro-Negra o status de primeira Nação simbólico-cultural do mundo. Saudações rubro-negras".

Portal de Prefeitura
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade