PUBLICIDADE

Sismógrafos detectam vibrações após título da Itália na Euro

Picos ocorreram após pênalti de Bonucci e defesa de Donnarumma

12 jul 2021 13h20
| atualizado às 13h26
ver comentários
Publicidade

O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia (INGV) da Itália detectou vibrações no solo durante a disputa por pênaltis na final da Eurocopa 2020, no último domingo (11).

Festa nas ruas de Roma após conquista da Eurocopa
Festa nas ruas de Roma após conquista da Eurocopa
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Segundo o INGV, a estação sísmica de Montecelio, na província de Roma, constatou picos nas vibrações logo após o pênalti convertido por Bonucci e depois da defesa de Donnarumma na cobrança de Saka, que deu o título à Azzurra.

Montecelio é um distrito de cerca de 3 mil habitantes na região metropolitana de Roma, o que, de acordo com o INGV, contribuiu para a detecção, dada sua localização fora de áreas muito movimentadas.

"O registro foi possível porque a estação fica dentro de uma construção apoiada em uma camada de rocha, o que reduziu o rumor sísmico de fundo", diz o instituto.

Os rumores de fundo são as vibrações provocadas continuamente pela ação humana, como tráfego urbano, atividades industriais e de mineração e eventos esportivos. Quando eles são reduzidos, fica mais fácil detectar oscilações sísmicas.

"Até o nosso entusiasmo durante os pênaltis da final da Euro 2020 foi registrado, ainda que provavelmente em menor medida em relação ao passado por causa das precauções contra a Covid", acrescenta o INGV.

Ansa - Brasil   
Publicidade
Publicidade