Show de circo no Rio apresenta Arion, o mascote dos Jogos Militares
- Luís Bulcão Pinheiro
- Direto do Rio de Janeiro
Um show de palhaços e acrobatas da Unicirco, do ator Marcos Frota, marcou a apresentação do personagem Arion, mascote dos 5° Jogos Mundiais Militares, que serão realizados no Rio de Janeiro entre os dias 16 e 24 de julho de 2011. O espetáculo foi acompanhado por centenas de crianças de entidades cariocas, representantes militares e pelo criador do personagem, o desenhista Maurício de Souza.
Comanandando a festa, Frota deu as boas vindas a Arion, a quem chamou de "príncipe do Rio de Janeiro e representante da paz". Após as apresentações dos artistas circenses, que incluíram shows de contorcionismo, acrobacias, dança, palhaçadas, trapézio e cama elástica, o mascote dos jogos militares entrou no picadeiro para a execução do hino nacional. Seguido da Tropa da Paz, personagens também criados por Maurício de Souza, e pelo grupo de artistas, Arion puxou a fila de um desfile ao som da banda militar pelo parque da Quinta da Boa Vista, na zona Norte do Rio.
O mascote
Arion, que quer dizer aquele que tem energia, obteve mais de 41 mil votos em um concurso para definir o nome do mascote dos Jogos Mundiais Militares. Maurício de Souza ilustrou a ideia, criando o personagem de um menino que se transforma em um supera atleta militar.
O mascote terá sempre a companhia de uma pomba branca, além de seus amigos da Tropa da Paz, que representam as Forças Armadas e as Forças Auxiliares.
Os jogos militares
A quinta edição dos Jogos Mundiais Militares terá o Rio de Janeiro como sede e será realizada entre os dias 16 e 24 de julho de 2011. Aproximadamente 6 mil atletas de 110 países são esperados. Haverá 20 modalidades de competição, sendo 15 olímpicas e 5 militares. O evento é considerado uma preparação da cidade para receber as Olimpíadas, em 2016.