São Paulo contrata consultoria independente para investigar denúncias no clube
Clube paga consultoria e escritório de advocacia para apuração sobre irregularidades que resultaram em impeachment de Casares
O São Paulo decidiu contratar duas empresas, a FTI Consulting e o escritório Machado Meyer Advogados, para conduzir uma investigação independente em função das denúncias recentes de quebra de integridade ligadas ao clube. A iniciativa, diz o clube, tem como objetivo centrar o foco na apuração dos fatos para enfatizar o compromisso com a transparência dessa nova fase de governança e aprimoramento dos controles internos.
O episódio deflagrou grave crise no Morumbi, que resultou no impeachment do então presidente Júlio Casares. Posteriormente, ele optou pela renúncia.
A FTI Consulting vai trabalhar na apuração dos fatos, enquanto a Machado Meyer vai atuar na condução e supervisão por meio de um Comitê Independente. As duas instituições contratadas têm ampla experiência em investigações corporativas e compliance.
De acordo com Roberto Armelin, diretor da área de compliance do São Paulo, o clube busca, com essa iniciativa "realizar as investigações necessárias para elucidar todos os fatos relacionados às denúncias de quebra de integridade com mais alto padrão de qualidade e independência".
Disposto a trilhar por um caminho de transparência, Harry Massis, que assumiu após o afastamento seguido pela renúncia de Júlio Casares quer mostrar trabalho. Ele promoveu mudanças em cargos importantes, disse que vai colaborar com as investigações policiais que envolvem a agremiação e pretende até mesmo auditar contratos firmados pelo antecessor.
Nesta gestão, Massis quer o clube aberto às investigações manifestou a intenção de que haja colaboração para a apuração de todos os fatos.