Quanto custa e o que mudou na "nova Filomena" da família Neymar; kombi em detalhes
Modelo 2012 restaurado, trabalhado em tempo recorde, ganhou detalhes moldados pelo pai e empresário do camisa 10 do Santos
Neymar Pai decidiu transformar uma memória de estrada em projeto de reconhecimento. Depois de procurar, sem sucesso, pela Kombi original que levava o filho aos treinos e ajudava nas despesas de casa, o empresário decidiu encomendar uma réplica personalizada. A nova Filomena, que acompanhou o camisa 10 no CT do Santos, reúne acabamento de luxo, identidade familiar e custa em média R$ 250 mil.
O modelo escolhido pelo empresário foi uma Kombi 2012, com o prazo de personalização até a data de aniversário do filho. Seguindo rigorosamente orientações da família, a equipe restaurou o veículo por completo em prazo recorde, visto que o trabalho costuma exigir 10 meses de reformulação.
"Ele nos procurou em outubro e disse que daria a kombi para o filho no aniversário, ou seja, em fevereiro. Tivemos só quatro meses para fazer tudo", conta Dayane Vieira, proprietária da Império das Kombis, em Campinas.
Filomena da nova geração
A pressa, porém, não reduziu a lista de exigências e detalhes. O interior ganhou bancos de couro reclináveis e encostos com os nomes do chamado "Neyclã". Além disso, a Kombi agora conta com televisão de 43 polegadas, dois frigobares — um na cabine e outro no salão —, sistema de som multimídia, ligação por aproximação e ar-condicionado.
A família solicitou que as cores azul e branca predominassem no veículo. Já do lado de fora, uma escada permite acesso ao bagageiro e ao teto, que suporta até 120 quilos. O conjunto traduz a intenção do projeto: manter a lembrança viva, mas com padrão atual.
Impacto Neymar
A repercussão do trabalho para família do camisa 10 do Santos alterou por completo a rotina da oficina. Com uma média de 24 unidades personalizadas por ano, Dayane já mantinha agenda fechada até novembro, mas precisou reajustá-la. Isso porque a procura aumentou consideravelmente, sobretudo após a ida do jogador ao treino do Santos com o veículo.
"A gente já estava com a agenda fechada até novembro. Normalmente conseguimos entregar por ano cerca de 24 kombis. Mas agora, com a Filomena, muita gente nos procurou. Vamos ter que nos reprogramar para atender todo mundo", completou.
Por fim, ainda segundo Dayane, o serviço custa em média R$ 250 mil por veículo.
Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook.