Quem era a triatleta que morreu afogada durante prova em Fortaleza
Ana Zuleica Xavier, 39 anos, competia em prova de duathlon
A triatleta Ana Zuleica Xavier, que morreu afogada durante uma prova de aquathlon, em Fortaleza, no Ceará, tinha 39 anos e era apelidada de "Aninha" por amigos e família.
Educadora, Ana era casada há 15 anos e deixa um filho. Ela costumava publicar textos e imagens em seus perfis nas redes sociais divulgando o esporte e as competições que participava.
Em fevereiro, Ana foi campeã do Campeonato Cearense de Sprint Triathlon. Ela passou a se dedicar as atividades físicas pensando em ser triatleta em agosto de 2019.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A prova realizada pela atleta no último sábado, 15, envolve corrida e natação e aconteceu na Beira-Mar, capital cearense. De acordo com a Runners, empresa que fazia a assessoria esportiva da atleta, ela chegou a ser socorrida, mas não resistiu.
A companhia anunciou uma pausa nas atividades em Fortaleza nos próximos dias, por causa do luto pela atleta. Um treino especial na Beira-Mar, com uma homenagem a Ana e celebrando sua trajetória e legado, acontecerá na próxima quarta-feira, 19.
No dia do incidente, Ana chegou a receber os primeiros socorros ainda no local, mas morreu a caminho do hospital.
A Federação de Triathlon do Estado do Ceará (Fetriece), organizadora do evento, publicou uma nota de pesar após a morte da atleta.
“Neste momento de profunda tristeza, queremos expressar nossas mais sinceras condolências. Sua paixão pelo esporte sempre será lembrada por todos nós. Que as memórias dos momentos que você compartilhou com amigos e colegas atletas tragam conforto a todos que tiveram o privilégio de conhecê-la”, disse a entidade.