Projeto social leva futebol e boxe para Camaçari (BA)
Novo ciclo com aulas de futebol e boxe na Bahia
A organização social De Peito Aberto dá início a um novo ciclo do Projeto Oportunidade Através do Esporte, que oferece aulas gratuitas de futebol feminino e boxe para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Com dois núcleos ativos em Camaçari (BA), a iniciativa é viabilizada por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e conta com patrocínio de empresas parceiras. O objetivo é promover o desenvolvimento esportivo, educacional e social dos participantes por meio de treinos regulares e atividades formativas.
No núcleo de futebol feminino, em Jauá, o trabalho liderado pelo professor Manoel Jorge Barbosa do Rosário enfrentou o desafio de romper barreiras culturais. “Como todo início do projeto tivemos muitos desafios, ainda mais por se tratar do futebol feminino, que ainda sofre certa discriminação. Mas conseguimos atingir o nosso objetivo junto à comunidade”, afirmou o treinador. Já no núcleo de boxe, também em Camaçari, o foco é o fortalecimento da disciplina, do respeito e da autoconfiança, com aulas conduzidas pelo professor Jorlando Barbosa do Rosário. “O projeto segue um padrão que me agrada muito. Os coordenadores estão sempre dispostos a ajudar e tirar dúvidas que venham a surgir”, destacou.
Durante o último semestre, os alunos receberam uniformes, participaram de treinos técnicos e atividades socioeducativas sobre ética, saúde e cidadania. A jovem Kathleen Cruz de Souza, de 15 anos, aluna do núcleo de boxe, reforça o impacto positivo do projeto: “O projeto é muito bem desenvolvido. As palestras são ótimas e as aulas nos permitem crescer e fazer amigos”.
O novo ciclo começa com expectativa de ampliação do número de vagas. “Acreditamos que o esporte tem o poder de transformar vidas. Nosso objetivo é criar um ambiente onde essas crianças possam desenvolver habilidades, confiança e disciplina”, afirmou Hagmar Madeira, fundador da De Peito Aberto.