PUBLICIDADE
Logo do Flamengo

Flamengo

Favoritar Time

Avaí vira “Flamengo” dos lanternas e tem até seu Gabigol

Nunca antes na história do Brasileiro de pontos corridos um time havia conquistado apenas três vitórias

9 dez 2019 - 22h55
Compartilhar
Exibir comentários

Sim, amigos, o Brasileirão acabou e coroou o Flamengo avassalador com 90 pontos, 28 vitórias e 86 gols. De quebra, Gabigol, com 25 gols, e Bruno Henrique, com 22, dominaram a tábua de artilheiros. Um futebol livre, leve e solto, que encantou os amantes do futebol arte. Um time que já entrou para a história mesmo que algumas peças importantes tenham que sair no ano que vem.

João Paulo com 5 gols no Brasileirão foi o Gabigol do Avaí (André Palma Ribeiro)
João Paulo com 5 gols no Brasileirão foi o Gabigol do Avaí (André Palma Ribeiro)
Foto: Avaí

Nesse sobe e desce do principal torneio do país, um recorde às avessas quase passou despercebido por conta do turbilhão rubro-negro: a campanha do Avaí, que virou uma espécie de Flamengo dos lanternas. Não foi a pior da história em número de pontos, mas os torcedores só viram o time vencer apenas uma vez em casa, na rodada de abertura do returno: 1 x 0 contra o Atlético Mineiro, no dia 23 de setembro. E ficou por aí. Essa foi também a última vitória na competição.

Antes disso, o Avaí conseguiu apenas outras duas vitórias também por 1 x 0, só que fora de casa: contra o Fluminense, na décima-sétima rodada, e contra os reservas do Athletico Paranaense, na décima-nona rodada. Com apenas três vitórias no total, um outro lanterna vai ter que fazer muita força para superar a campanha dos manezinhos da ilha de Floripa, cujo torcedor mais famoso é Guga, tricampeão em Roland Garros.

Só que apesar da escassez de vitórias e de gols: foram apenas 18 em 38 jogos - menos de meio gol por partida - o Avaí também tem o seu "Gabigol": o meia João Paulo. Vindo do Atlético-GO, o paraibano de Guarabira tem 29 anos e foi o artilheiro do time com 5 gols, o que representa 28% de todos os gols do Avaí no Brasileirão. Cobrador oficial de pênaltis, ele balançou a rede pela última vez no empate de 1 x 1 contra o Fluminense, na rodada 36. Ele marcou três vezes de pênalti (duas contra o Flu e uma contra o Palmeiras). Curiosamente foi contra o Santos de Sampaoli que ele marcou os únicos dois gols com a bola rolando.

Gabigol fez 29% dos gols do Mengão no Brasileiro mas o primo pobre João Paulo (28%) pode bater no peito e dizer que só perdeu em eficiência para o artilheiro rubro-negro. Foram apenas 5 gols, espalhados em um longo campeonato de 38 rodadas, mas que com certeza jamais serão esquecidos pelo artilheiro paraibano.

Paradinha Esportiva Paradinha Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade