Panamenho Irving Saladino anuncia sua aposentadoria
O atletismo mundial viu nesta quinta-feira mais um grande nome optar pela aposentadoria. Aos 31 anos, o panamenho Irving Saladino, campeão mundial em Osaka, no Japão, em 2007, e olímpico em Pequim, na China, em 2008, no salto em distãncia, anunciou sua retirada das competições. Ele deixa o esporte como o único atleta do Panamá a ter conquistado uma medalha de ouro em Jogos Olímpicos.
- Após uma conversa com meus dois técnicos, Emilio Mora and Florencio Aguilar, eu decidi me retirar das competições depois de todas as lesões que sofri nos últimos anos. Agradeço a todo mundo pelo apoio - disse Saladino.
O panamenho entrou para a elite do atletismo em 2006, quando ganhou cinco das seis etapas da Liga de Ouro. Ele também venceu na Copa do Mundo. No Mundial Indoor em Moscou, na Rússia, ficou com a prata. Em 2007, venceu o Mundial de Osaka com o recorde de 8,57m. Em Pequim, foi campeão olímpico quando era treinado pelo brasileiro Nélio Moura. O Panamenho treinou no Brasil entre 2004 e 2010.
A queda de Saladino começou em 2009 por conta de lesões crônicas nos joelhos. No Mundial de Berlim, na Alemanha, naquele ano, ele disputou a final. Mas acabou errando os três saltos. Em Daegu, na Coreia do Sul, em 2011, não passou da fase classificatória. O panamenho chegou a operar o joelho esquerdo em 2012 e conseguiu disputar a Olimpíada de Londres. Porém, mais uma vez, não foi à final.
Sua última competição foi em maio, em Manchester, na Inglaterra, quando ficou em segundo com 7,93m. Seu último título foi obtido em março deste ano, nos Jogos Sul-Americanos do Chile, quando saltou 8,16m.
Saladino deu a entender que vai continuar em contato com o esporte, treinando jovens atletas. Ele também é embaixador esportivo no Panamá.