Neste sábado (27), no Recife, o Refeno 2025 inicia; Linha de chegada é em Fernando de Noronha
A competição conta com equipes nacional e internacionais. Entre os estrangeiros, estão argentinos, espanhóis, dinamarqueses e australianos.
Neste sábado, 27 de setembro, o REFENO 2025 dá a sua largada. O evento iniciou às 11h30, na Praça do Marco Zero, centro postal e turístico do Recife. O destino será o arquipélago de Fernando de Noronha.
Ao total, são 100 milhas náuticas, cerca de 560 quilômetros. O primeiro que chegar na ilha, será declarado o vencedor.
A competição conta com 100 embarcações inscritas, entre brasileiros e também estrangeiros. Os veleiros estão divididos entre 16 estados do Brasil e outros quatro países do exterior.
O maior número de embarcações brasileiras vem do Rio de Janeiro, onde há 20 veleiros, uma a mais que o São Paulo, que tem 19.
A equipe paulista, inclusive, tem a tripulação 100% feminina.
Entre as demais equipes, Bahia e Pernambuco aparecem com 14 e 12 veleiros, respectivamente. Veja os demais representantes brasileiros:
Santa Catarina - 6 veleiros
Rio Grande do Sul - 5 veleiros
Paraná - 4 veleiros
Espírito Santo - 3 veleiros
Sergipe - 3 veleiros
Paraíba - 2 veleiros
Ceará - 1 veleiro
Rio Grande do Norte - 1 veleiro
Maranhão - 1 veleiro
Minas Gerais - 1 veleiro
Goiás - 1 veleiro
Distrito Federal - 1 veleiro
Já, entre as equipes do exterior, três são argentinos, um da Espanha, da Dinamarca e também da Austrália.
Temporada 2024
No ano passado, o campeão foi o veleiro pernambucano Adrenalina Pura. O título veio após a embarcação cruzar a linha de chegada do Mirante do Boldró, tamém em Noronha. O tempo de prova dos pernambucanos foi de 18 horas, 49 minutos e 25 de segundos, este foi o 5º melhor tempo da história.