Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Motociclismo

Quem é a primeira mulher a chefiar equipe vencedora na MotoGP?

Viúva de Fausto Gresini, Nadia Padovani entrou para a história do Mundial de Motovelocidade no GP do Catar ao se tornar a primeira mulher ao comandar uma equipe que venceu corridas na classe rainha

16 mar 2022 - 07h16
Compartilhar
Exibir comentários
Nadia Padovani é a primeira mulher a chefiar uma equipe vencedora na MotoGP
Nadia Padovani é a primeira mulher a chefiar uma equipe vencedora na MotoGP
Foto: Gresini / Grande Prêmio

MOTOGP DÁ BOLA FORA COM DOCUMENTÁRIO FANTASMA

NADIA PADOVANI FEZ HISTÓRIA NA MOTOGP. Com o triunfo de Enea Bastianini no GP do Catar, a italiana entrou para o livro dos recordes da principal categoria da FIM (Federação Internacional de Motociclismo) como a primeira mulher a comandar uma equipe vencedora na classe rainha do Mundial de Motovelocidade.

Enfermeira de formação, Nadia assumiu o comando da equipe na esteira de uma tragédia. Há pouco mais de um ano, em fevereiro de 2021, Fausto Gresini foi uma das muitas vítimas fatais da pandemia de Covid-19. Aos 60 anos, o ex-piloto morreu no Hospital Maggiore, em Bolonha, depois de dois meses de luta contra o novo coronavírus, deixando a esposa, Nadia, os filhos, Lorenzo, Luca, Alice e Agnese, e a Gresini, uma equipe com mais de 20 anos de história.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Enea Bastianini celebra vitória no GP do Catar de MotoGP (Foto: AFP)

ANÁLISE

Em meio ao luto, Padovani encontrou forças para seguir adiante e assumiu as rédeas do trabalho do marido.

"Eu gostaria de pensar que as duas famílias de Fausto se uniram para levar adiante tudo o que ele planejou, especialmente na MotoGP", disse Nadia durante a apresentação da equipe, no início do ano. "Ter uma equipe independente na classe rainha é uma coisa muito exigente, com uma equipe que precisamos construir do zero, mas sei que todos na empresa estão dando 110% para tornar realidade o sonho dele", destacou.

"É um prazer e uma responsabilidade ser a primeira mulher proprietária e chefe de equipe. Espero ser um exemplo para as mulheres que querem chegar ao nível mais alto da carreira e para aquelas que sofreram uma perda importante e não se renderam", declarou.

Fausto tinha deixado algumas coisas encaminhadas, como as negociações com os pilotos Enea Bastianini e Fabio Di Giannantonio ― com quem já tinha trabalhado nas categorias de base ―, mas faltava um componente importante: a moto.

Antes de adoecer, Fausto tinha assinado um contrato de cinco anos com a Dorna, promotora do campeonato, garantindo a vaga de equipe privada para a Gresini, que voltaria a caminhar sozinha depois de anos hospedando a Aprilia. Mas faltava assegurar o acordo com o Construtor. Coube a Nadia, então, se unir a Carlo Merlini, um antigo braço direito de Fausto, para convencer a Ducati de que o trabalho seguiria com a qualidade de antes.

A casa de Bolonha aceitou o acordo e deu à Gresini as GP21, o modelo do ano passado. Apesar da mudança de comando, a escuderia de italiana soube se manter forte e começou o ano com uma vitória espetacular.

É claro que a vitória de Bastianini foi uma surpresa, mas, em certo aspecto, não surpreende. Afinal, uma equipe que soube se reconstruir após as trágicas mortes de Daijiro Kato e Marco Simoncelli ― ambos vítimas de acidentes de corrida ― não sucumbiria diante de mais uma tragédia.

Nas mãos de Nadia, a Gresini segue em família, segue com a força de Fausto e mostrando que segue pronta para fazer história.

A MotoGP volta às pistas no próximo dia 20, com o GP da Indonésia, no circuito de Mandalika. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da segunda etapa do Mundial de Motovelocidade 2022.

GUIA DA MOTOGP 2022

BASTIANINI OFERECE ALENTO À DUCATI EM CATAR DESASTROSO NA MOTOGP

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade