PUBLICIDADE

Motociclismo

Fernández bate López na última volta e vence GP da Grã-Bretanha de Moto2. Vietti é 6º

Foi com muita emoção que o espanhol da Red Bull KTM Ajo conquistou seu terceiro triunfo consecutivo na categoria! Nas últimas curvas, Fernández ultrapassou Alonso López - que buscava a primeira vitória na carreira pela Moto2 - e cruzou a linha de chegada na primeira colocação

7 ago 2022 - 11h15
(atualizado às 11h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Augusto Fernández: terceira vitória seguida na Moto2
Augusto Fernández: terceira vitória seguida na Moto2
Foto: KTM / Grande Prêmio

MOTOGP VOLTA DAS FÉRIAS COM DISPUTA ABERTA ENTRE QUARTARARO E ALEIX ESPARGARÓ

1, 2, 3! Augusto Fernández está impossível na atual temporada da Moto2. No GP da Grã-Bretanha da categoria, realizado neste domingo (7), o espanhol da Red Bull KTM Ajo travou ótima disputa com Alonso López, ultrapassou o conterrâneo nas últimas curvas da etapa e conquistou a terceira vitória consecutiva no ano. É o quarto triunfo do #37 em 2022.

Jake Dixon também travou ótimas disputas com Arón Canet (4º) e Ai Ogura (5º), e conseguiu completar a a prova em casa no pódio, com a terceira colocação.

Conta-giro

É para comemorar mesmo, Fernández! (Foto: KTM)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Celestino Vietti — que começou o fim de semana como líder do campeonato, mas teve que cumprir punição de volta longa em Silverstone —, Joe Roberts, Jorge Navarro, Filip Salac e Bo Bendsneyder completaram o top-10.

Com o resultado, Fernández assumiu a liderança isolada do Mundial de Pilotos, com 171 pontos. Vietti, inclusive, caiu para terceiro na tabela — já que Ogura alçou ao segundo lugar, com 158. Canet, Tony Arbolino, Roberts, Dixon, Marcel Schrötter, Pedro Acosta e Somkiat Chantra fecham a lista dos dez melhores classificados.

A Moto2 volta às pistas no dia 21 de agosto, com o GP da Áustria, no Red Bull Ring. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade 2022.

Saiba como foi o GP da Grã-Bretanha de Moto2:

Assim como em todo o fim de semana, o domingo contou com sol e pista seca. Antes da largada, os termômetros mediam 23°C, com o asfalto chegando a 46°C. A umidade relativa do ar era de 42%, com o vento soprando a 11 km/h.

Para este GP, a escolha de pneus foi uniforme: todo o grid calçou os Dunlop dianteiros duros e traseiros macios.

Na hora da largada, Joe Roberts saiu bem e tomou brevemente a ponta de Augusto Fernández, mas o piloto da Red Bull KTM Ajo deu o troco quase de imediato. O californiano, porém, respondeu na mesma moeda, antes de os dois perderem para Ai Ogura na Hangar Straight.

Alonso López saltou para segundo pouco depois, diante de Roberts, Fernández, Albert Arenas, Jake Dixon, Arón Canet e Bo Bendsneyder. Celestino Vietti vinha só em décimo e ainda teria uma volta longa a cumprir por uma infração nos treinos.

No início da volta 2, López pegou a linha de dentro no mergulho da Copse e assumiu a liderança. O piloto da Speed Up, então, forçou o ritmo para quebrar o pelotão.

Imprimindo um ritmo forte, López conseguiu se afastar cerca de 0s4 de Ogura. Fernández se manteve em terceiro, mas já pressionado por Arón Canet, que logo passou Augusto para ser terceiro. Roberts era o quinto.

Quando saiu para cumprir a volta longa, Vietti pegou uma ondulação e quase caiu. O italiano evitou o tombo, mas desceu para 11º, 4s210 atrás do líder da corrida.

Enquanto isso, Ogura se esforçava para chegar em López. Canet ainda era o terceiro, à frente de Fernández, Dixon, Arenas, Roberts, Arbolino, González e Vietti. Cameron Beaubier caiu e abandonou disputa.

Sem conseguir passar Alonso, Ogura acabou superado por Canet na Stowe, que já tinha pouco mais de 0s5 de atraso para o líder.

Alonso manteve a diferença na casa de 0s5 por algumas voltas, mas, com cerca de dez giros para o fim, chegou a quase 0s9. Mais atrás, Jake Dixon aparecia para pressionar Ai Ogura pela quarta posição, enquanto Fernández tentava colar em Canet.

Na volta 10, Augusto passou Arón e retomou o segundo posto, já com 0s9 de atraso para López. Rival pelo título, Vietti seguia em oitavo, 5s889 atrás do líder.

Pouco depois, na passagem pelo trecho da Maggotts e Becketts, Albert Arenas caiu e abandonou, mas escapou de lesões mais fortes. Tony Arbolino precisou escapar da pista para evitar o contato.

Enquanto isso, Fernández caiu para quarto, depois de ser superado não só por Canet, mas também por Ogura.

Augusto, porém, reagiu rápido. O espanhol aproveitou erradas seguidas de Canet e Ogura para voltar ao segundo posto. O erro de Arón, aliás, permitiu a passagem de Dixon, que pegou Ai logo depois para subir para terceiro.

No mesmo momento, López ia tranquilo, mais de 0s9 na frente dos adversários. Fernández, contudo, passou a remar forte para cortar a diferença, que rapidamente caiu para 0s3. Atrás, Dixon lutava com Ogura para ficar com o terceiro posto, com Canet por perto para também tentar o pódio.

Fernández passou a linha de chegada pouco antes de López (Foto: Reprodução)

Com quatro voltas para o fim, Fernández já estava colado em López, que vinha muito sólido para manter a liderança da corrida. Mais atrás, Canet passou Dixon, que deu o troco, mas não sustentou o terceiro lugar.

Na volta final, López deu uma escapada da trajetória, mas conseguiu voltar para fechar a porta e segurar Fernández, que tentou na Stowe, mas foi segurado mais uma vez. Nos metros finais, Augusto passou por dentro na Brooklands, a curva 16, e ficou com a vitória por só 0s070.

Moto2 2022, GP da Grã-Bretanha, Silverstone, Corrida:

1 A FERNÁNDEZ Red Bull KTM Ajo 37min38s670 18 voltas
2 A LÓPEZ Speed Up Boscoscuro +0.070  
3 J DIXON Aspar GasGas +0.662  
4 A OGURA Team Asia Honda +1.741  
5 A CANET HP40 Kalex +1.946  
6 C VIETTI VR46 Racing Team +5.440  
7 J ROBERTS Italtrans Racing Team +7.528  
8 J NAVARRO HP40 Kalex +10.647  
9 F SALAC Gresini Racing +11.646  
10 B BENDSNEYDER SAG Pertamina +12.259  
11 M GONZÁLEZ VR46 Yamaha Master Camp +14.040  
12 T ARBOLINO Marc VDS Racing Team +14.802  
13 S CHANTRA Team Asia Honda +16.098  
14 J ALCOBA Intact GP +17.285  
15 F ALDEGUER Speed Up Boscoscuro +19.253  
16 B BALTUS RW Racing GP +19.336  
17 L DALLA PORTA Italtrans Racing Team +27.544  
18 A ZACCONE Gresini Racing +32.993  
19 N ANTONELLI VR46 Racing Team +34.996  
20 S CORSI Forward MV Agusta +40.187  
21 R SKINNER American Racing +40.601  
22 S D KELLY American Racing +40.943  
23 K KUBO VR46 Yamaha Master Camp +45.026  
24 P BIESIEKIRSKI SAG Pertamina +56.612  
25 M SCHRÖTTER Intact GP Abandonou  
26 A ARENAS Aspar GasGas Abandonou  
27 M RAMIREZ Forward MV Agusta Abandonou  
29 C BEAUBIER American Racing Abandonou  
30 Z VAN DEN GOORBERGH RW Racing GP Abandonou

Ducati inova com 'aerodinâmica jurássica' nas motos de Martín e Bastianini em Silverstone

Mir evita preocupação com futuro na MotoGP, mas revela: "Espero dar notícias em breve"

HONDA VIVE MÁ FASE NA MOTOGP, MAS RINS FEZ BOA ESCOLHA COM LCR

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Publicidade