Maria Almeida e Ivan Monteiro vencem etapa de abertura do STU National em Criciúma
A temporada 2025 do STU National começou em alto nível neste domingo (20), em Criciúma (SC), e já definiu seus primeiros campeões na modalidade street. Ivan Monteiro, atual campeão brasileiro, manteve o embalo de 2024 e confirmou o favoritismo com uma volta impecável. Já Maria Almeida, de Salvador (BA), protagonizou um momento simbólico ao vencer […]
A temporada 2025 do STU National começou em alto nível neste domingo (20), em Criciúma (SC), e já definiu seus primeiros campeões na modalidade street. Ivan Monteiro, atual campeão brasileiro, manteve o embalo de 2024 e confirmou o favoritismo com uma volta impecável. Já Maria Almeida, de Salvador (BA), protagonizou um momento simbólico ao vencer sua segunda etapa na carreira e ''aposentar'' o capacete, obrigatório para atletas menores de 18 anos.
Completando 18 anos no final de abril, Maria encerra uma fase e inicia com o título em Criciúma, e fez questão de marcar esse momento: ao fim de sua volta decisiva, retirou o capacete e o jogou para a torcida. O gesto emocionou o público e celebrou a transição da skatista para a categoria adulta.
"Independentemente se ganhasse ou não, se subisse ao pódio ou não, jogaria o capacete de qualquer jeito para a galera, que me recebeu tão bem aqui", contou Maria, que já havia vencido uma etapa do STU em Porto Seguro, no ano passado.
A nota 86,86 conquistada na última rodada garantiu sua vitória, superando Duda Ribeiro, que liderava até então. Maria também teve o melhor desempenho nas semifinais, mostrando consistência e evolução no seu skate.
"Começar o circuito com esse resultado me dá confiança e tranquilidade. Estou me esforçando para andar feliz, mais concentrada e menos nervosa. Quero manter essa vibe nas próximas etapas", disse a atleta, que já confirmou presença em Florianópolis, em maio.
Já no masculino, Ivan Monteiro mostrou por que é o nome a ser batido no circuito. O skatista de São Paulo cravou uma linha sólida logo na primeira volta e recebeu 92,59 - nota que nenhum dos outros finalistas conseguiu superar.
"Em 2023, nem fui pra final aqui. No ano passado, fiquei em segundo. Voltar agora, me preparar ainda mais e sair campeão é uma sensação incrível", afirmou Ivan, que andou com um shape estilizado com a imagem do Cristo Redentor.
No Paraskete Street, o multicampeão Felipe Nunes não deu chances para os adversário e venceu com nota 94,77. Referência internacional no esporte, ele chegou a Criciúma no mesmo dia da final, vindo direto dos Estados Unidos, e seguiu para Curitiba logo após o pódio.
"Esses dias foram uma correria. Estava em Porto Alegre, depois fui para o Tampa Pro, passei por Los Angeles e vim direto pra cá. Queria muito participar e deu tudo certo", contou Felipe, que recentemente também fez participação no clipe da banda Metallica.
FINAL - RESULTADO STREET FEMININO
1ª - Maria Almeida - 86,86
2ª - Duda Ribeiro - 86,08
3ª - Isabelly Ávila - 78,82
4ª - Gabi Mazetto - 75,66
5ª - Carla Karolina - 62,84
6ª - Pamela Rosa - 55,15
FINAL - RESULTADO STREET MASCULINO
1º - Ivan Monteiro - 92,59
2º - Gabryel Aguilar - 89,39
3º - João Lucas Alves - 83,81
4º - Marcelo Batista - 80,37
5º - Sebastian Simonetto - 76,12
6º - Ismael Henrique - 44,45
FINAL - RESULTADO PARASKATE STREET
1º - Felipe Nunes - 94,77
2º - Tony Alves - 88,72
3º - David Soares - 81,00
4º - Kauê Augusto - 78,93
5º - Renato Miguel. -75,37
6º - Ítalo Romano - 72,55
7º - Daniel Amorinha - 65,89
8º - Leo Almeida -44,82