Mundial de Judô: Érika vence quartas e reencontra algoz romena na semi
Depois da classificação de Charles Chibana, o Brasil conseguiu a segunda presença de um atleta em uma semifinal do Mundial de Judô nesta terça-feira. A brasiliense Érika Miranda venceu duas de suas três lutas pela categoria até 52 kg por ippon e garantiu presença na disputa pela final. A adversária será a romena Andreea Chitu, que a derrotou na segunda rodada do Mundial de Paris, em 2011.
A primeira luta de Érika foi contra a holandesa Birgit Ente em luta difícil que terminou com vitória por ippon somente aos 4min44s. Nas oitavas de final, a brasileira encontrou a russa Natalia Kuziutina e venceu por ter recebido uma punição a menos em relação à adversária.
A presença de Érika na semifinal foi garantida em luta contra a Jaana Sundberg. A disputa foi dura, mas a brasileira se mostrou superior. A brasiliense já contava com um yuko e assegurou o triunfo por meio de um ippon aos 2min52s.
Com o resultado desta manhã no Maracanãzinho, Érika já igualou seu melhor desempenho em um Mundial de Judô. Em 2007, também no Rio de Janeiro, a brasileira chegou à semifinal, mas foi derrotada pela portuguesa Telma Monteiro e perdeu a disputa do bronze contra a japonesa Yuka Nishida.
Três anos depois, em Tóquio, a brasiliense também disputou o terceiro lugar, mas por meio da repescagem, e caiu justamente para a russa Natalia Kuziutina, a quem derrotou nesta terça. A meta de Érika é conseguir a segunda medalha brasileira no Mundial de 2013 - a segunda feminina -, já que Sarah Menezes foi bronze entre o peso ligeiro na segunda-feira.