PUBLICIDADE

Lutas Olímpicas

Lutadores já estão concentrados no Rio para Campeonato Mundial de Judô

20 ago 2013 - 20h32
(atualizado às 20h36)
Compartilhar
Exibir comentários
Sarah Menezes é o principal destaque da delegação brasileira
Sarah Menezes é o principal destaque da delegação brasileira
Foto: Mônica Garcia / Artevista Comunicação, Assessoria e Empreendimentos Culturais Ltda - Especial para o Terra

A Seleção Brasileira de Judô já está concentrada no Rio de Janeiro para disputar o Campeonato Mundial de Judô, que acontecerá na próxima semana, de 26 de agosto a 1 de setembro, no ginásio do Maracanãzinho, na capital fluminense.

Os 24 judocas brasileiros que participarão da competição, se reuniram na tarde desta terça-feira, na Escola de Educação Física do Exército, na Urca, para fazer o primeiro treino coletivo da equipe, junto com os 18 atletas apoiadores, que se disponibilizaram a treinar com a nata do esporte do Brasil.

A lutadora Sarah Menezes, ouro nos Jogos Olímpicos de Londres 2012, espera repetir o feito e conquistar a primeira medalha de ouro do judô feminino. Com dois bronzes em mundias, Tóquio, em 2010, e Paris em 2011, a atleta contou que vem treinando forte para a competição.

“Está faltando essa medalha, por isso estou treinando forte e me dedicando bastante para conquistar esse ouro, que é o meu objetivo neste Mundial, aqui no Rio. Sempre foi o meu objetivo na carreira conquistar medalhas de ouro, ir para as Olimpíadas, são metas que fizeram e fazem parte da minha vida” afirmou a piauiense, que entra no tatame já no primeiro dia do torneio e considera o campeonato uma preparação para os Jogos Olímpicos do Rio em 2016.

“Esse Mundial é também uma preparação para as Olimpíadas de 2016, que também vai acontecer aqui no Rio, com muito menos pressão, sem nenhuma preocupação”, concluiu a atleta.

A técnica da equipe feminina, Rosicleia Campos, que foi mãe há apenas três meses atrás dos gêmeos Ana Clara e Matheus por isso está longe das competições desde o fim das Olimpíadas, segue confiante no time feminino e feliz por voltar aos tatames.

“É muito bom estar de volta ao tatame. Estou fora de competição desde a Olimpíadas, tive o meu casal de bebês, que estão lindos e saudáveis. A Ana Clara com certeza vai ser judoca. Estou muito feliz e confiante, com esse mundial aqui no Brasil. É difícil porque todo mundo se torna técnico, pai, amigo, namorado e a torcida, e isso pode se tornar um complicador, mas na contramão disso tudo, é bom lutar em casa com a torcida a favor”, falou a técnica, que apontou os treinos antes do torneio como um polimento apenas.

“Uma semana antes você se prepara taticamente e psicologicamente. Porque tecnicamente você não tem mais como colocar componentes. Então o atleta já vem completo. Nessa fase final é só polimento, quando você espera um sorteio de chave, por exemplo, e trabalha taticamente encima das suas possíveis adversárias. E trabalhar o espírito para fortalecer, porque lá é luta de titãs”, declarou a mãe da futura judoca Ana Clara.

A grande ausência foi de Tiago Camilo, que foi cortado do Mundial após sofrer uma luxação (deslocamento) do ombro-direito durante um treinamento na última segunda-feira. Quem substituirá o atleta na categoria 90kg competição individual será Eduardo Santos. Já por equipes, Eduardo Bettoni assume o lugar que era de Santos no grupo. O judoca afirmou que, quando soube da notícia, sentiu um misto de felicidade e tristeza pelo corte do amigo.

“Eu e o Tiago já treinamos juntos, quando ele estava no Sogipa (RS). Somos amigos e fiquei triste quando soube do problema. Mas também fiquei feliz com essa oportunidade de competir no Mundial e em casa”, disse o paulista que atualmente treina em Porto Alegre.

Santos estava no avião, vindo para o Rio de Janeiro, onde seria auxiliar de Camilo por equipes no torneio, quando a notícia foi divulgada.

“Soube assim que o avião pousou no Rio. Foi divulgado primeiro no Twitter. Liguei para a minha mulher, que está em Porto Alegre, e falei que lutaria no individual. Foi muita alegria, já que vinha trabalhando forte. Espero muito um pódio, pois é, um caminho para os Jogos do Rio em 2016”, finalizou o sorridente lutador.

<a data-cke-saved-href=" http://esportes.terra.com.br/infograficos/ring-girls-brasileiras/iframe.htm " href=" http://esportes.terra.com.br/infograficos/ring-girls-brasileiras/iframe.htm ">veja o infográfico</a>
Fonte: Artevista Comunicação, Assessoria e Empreendimentos Culturais Ltda - Especial para o Terra Artevista Comunicação, Assessoria e Empreendimentos Culturais Ltda - Especial para o Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade