0
Logo do Santos
Foto: terra

Santos

Áudio revela que Noguera foi indicado ao Santos por um garçom

Empresário Luiz Taveira, que cuidou da negociação, foi à Argentina em busca de um zagueiro e mudou de ideia após ouvir indicação em restaurante de Buenos Aires

19 mai 2017
11h26
atualizado às 14h23
  • separator
  • comentários

Um áudio chacoalhou os bastidores nos últimos dias. E não foi só em Brasília, com as conversas entre o presidente Michel Temer e um empresário. No Santos, uma conversa gravada também passou a ser o assunto mais comentado e ela envolve o zagueiro argentino Fabián Noguera.

A gravação é do empresário Luiz Taveira, que realiza a maioria das contratações do Peixe. Foi ele o responsável pela contratação do zagueiro, que estava no Banfield, da Argentina.

O áudio, enviado em um grupo de Whatsapp formado por torcedores santistas, explica como Noguera foi contratado e o que chamou a atenção foi quem indicou o defensor. A princípio, Taveira viajara para contratar Benítez, que à época defendia o Gimnasia y Esgrima e agora está no Tigres, do México. Com o alto valor exigido, o empresário decidiu buscar outras opções. Foi quando ouviu de um garçom em um restaurante o nome de Noguera.

- Fui para contratar o Benítez, zagueiro canhoto. Cheguei à Argentina e pediram 2 milhões de dólares. Fiquei mais dois dias e fui com o jogador almoçar. No restaurante, entrei e ninguém o conhecia. Dei um tempo, levantei e falei com o garçom. Perguntei se conhecia o jogador. Disse que não. Perguntei quem era bom. Ele falou: "fulano, ciclano e o menino do Banfield, o Noguera", que inclusive foi indicado pelo procurador do Ricardo Oliveira, o Augusto Castro. Está brigado com o Banfield e tem propostas. Eu fui para a Argentina cinco vezes. Em todas eu perguntava para taxista, jornaleiro e todos falavam do Noguera. Vi dois coletivos dele. Achei ele seguro, firme. O futebol argentino é diferente, mais pegado. Achei bom e era muito mais barato que o Benitez. Na realidade, não houve um comunicado direto ao Dorival. Essa é a realidade. Comuniquei ao Dagoberto (dos Santos, superintendente de futebol), entendeu? Em uma das reuniões, o Conforti (vice-presidente) estava junto. Então, depois de cinco vezes, dois meses indo para a Argentina, optou-se por fazer a contratação do Nogueira. Passaporte europeu, 23 anos, 1,93m, um jogador de boa estatura. E o Oliver Benítez ninguém... Ai comecei a perguntar mais do Benítez e ninguém recomendou. Mas todos falavam o nome de um zagueiro do Boca, do Estudiantes e o nome do Noguera. Então, foi assim. Vi dois coletivos e gostei. Indiquei. Disse: "Olha, é mais barato, entendeu, porque é com ele que tem de acertar. E tem passaporte europeu. Acho que pode dar certo". Mas na realidade, não foi um pedido do treinador. Levei até uma bronca por causa disso do treinador. Mas tinha comunicado à diretoria, à presidência e no fim ele está aí. Mas vou me encarregar, vou levá-lo à Europa no meio do ano, nessa janela, se Deus quiser. E o Santos vai conseguir ter lucro com ele - disse o empresário.

Geralmente as contratações no Santos passam pela aprovação do técnico Dorival Júnior, que conta com a avaliação do departamento de análise de desempenho do clube, composto por três profissionais que assistem a vídeos e tem acessos à estatísticas.

"Após tantas ligações de repórteres sobre o áudio referente ao Noguera, estou esclarecendo à imprensa, pois este áudio chegou através dos grupos de Whatsapp de pessoas do Santos FC. Inclusive, vou participar de alguns programas para realmente esclarecer que um garçom, um motorista de táxi, um porteiro de hotel, um jornaleiro, são pessoas que para alguns santistas não entendem de futebol, que não podem dar palpites em futebol porque são pessoas à margem da sociedade e que suas opiniões não são válidas no quesito futebol, pois são anômalos nesta questão, que infelizmente para alguns santistas dos grupos de Whatsapp ligados à política, os comparam a pessoas sem entendimento do esporte. E que como garçons, motoristas, porteiros, eles devem se ater a suas profissões e não darem palpites sobre jogadores, pois com isto viram párias da sociedade. É isto que já estou falando e é isto que estou vendo em pessoas covardes que não têm coragem de darem as caras e falarem. Fui eu e eu acho isso mesmo. São moscas varejeiras e hienas travestidas de santistas", escreveu Luiz Taveira, em um comunicado.

Noguera tem nove jogos pelo Santos e é a última opção de Dorival para a zaga. No ano passado, chegou a ser titular contra o Cruzeiro, no Mineirão, pelo Brasileirão. Na partida, falhou no segundo gol da Raposa e chegou a pedir desculpas por isso pelas redes sociais.

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade