0

No penúltimo dia, Brasil garante bicampeonato e vagas em Londres

20 nov 2011
10h10
atualizado às 10h35

Mesmo um dia antes do término dos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara, o Brasil garantiu o bicampeonato na competição. Os 25 pódios brasileiros, no último sábado, tornaram impossível o segundo colocado, Estados Unidos, alcançar o País na competição. No momento, a delegação verde e amarela soma 194 medalhas, sendo 79 de ouro, 60 de prata e 55 de bronze, contra 51 ouros dos americanos.

Veja o quadro de medalhas dos Jogos Parapan-Americanos de Guadalajara

O destaque do sábado ficou para a natação, que conquistou sete medalhas de ouro e também o título na modalidade. Ao todo, o Brasil garantiu 33 ouros em Guadalajara, contra 20 dos mexicanos.

No entanto, a vitória mais comemorada do dia foi a do goalball masculino, que carimbou a passagem dos rapazes rumo à Paraolimpíada de Londres 2012 em uma vitória de 5 a 3 sobre os Estados Unidos. A conquista se soma a da equipe feminina, que carimbou o pasasaporte para a Inglaterra na véspera ao levar a prata para casa.

A Seleção feminina de basquete em cadeira de rodas também conquistou a vaga em Londres, ao derrotar as mexicanas por 59 a 54 na disputa do bronze. Incentivado pela torcida, o México começou melhor e abriu uma diferença de sete pontos (16 a 9) no primeiro quarto. No entanto, o Brasil conseguiu se recuperar, e, mesmo em um jogo apertado, venceram por 59 a 54.

O ciclismo ainda ampliou o número de ouros brasileiros em Guadalajara. Soelito Gohr venceu na prova de estrada, classe C4-5, e João Schwindt também esteve no pódio, com o bronze. Soelito ganhou sua segunda medalha de ouro nestes Jogos Parapan-Americanos, e leva para casa também uma prata e um bronze.

A boa surpresa do dia foi a prata de Jady Malavazzi na prova de estrada classes H1M e H1-2W, disputada nas chamadas handbikes, bicicletas impulsionada pelas mãos, próprias para atletas paraplégicos. O ciclismo terminou sua participação no Parapan com oito medalhas: três de ouro, duas de prata e três de bronze.

No judô, teve a prata de Daniele Bernardes (até 63kg) e o bronze de Harlley Pereira (até 81 kg). Já no halterofilismo, na categoria acima de 90 kg, Rodrigo Marques conquistou a medalha de prata, deixando o Brasil, com duas pratas e dois bronzes, em quarto lugar no quadro de medalhas da modalidade.

A equipe masculina de goalball venceu os EUA e garantiram a vaga nas Paraolímpiadas de Londres
A equipe masculina de goalball venceu os EUA e garantiram a vaga nas Paraolímpiadas de Londres
Foto: Alexandre Brum / FOTOCOM.NET / Divulgação
Fonte: Terra
publicidade