Vôlei: Estados Unidos vencem França e eliminam anfitriã
As norte-americanas são atuais campeãs do vôlei olímpico
Na manhã deste domingo (4), a seleção norte-americana feminina de vôlei venceu a França por 3 a 0, carimbando sua vaga na próxima fase e despachando as francesas da modalidade nos Jogos Olímpicos de Paris. O resultado garantiu 3 pontos aos Estados Unidos, que terminam a fase de grupos com 6, e selou uma campanha nula da França, com 0 pontos em 3 jogos.
Apesar da larga vantagem de sets, a partida teve parciais equilibradas, com exceção do último set: 29/27; 29/27; 25/20.
Em um primeiro set de muito equilíbrio, as norte-americanas, atuais campeãs olímpicas no vôlei feminino, encontraram o diferencial nos saques para superarem suas adversárias. A França não conseguiu uma boa eficiência ofensiva nem de recepção defensiva dos saques do primeiro período. As francesas ainda estiveram, por alguns momentos no set, atrás pela diferença de 4 e 5 pontos. Apesar disso, conseguiram uma boa recuperação e um set point nas mãos, que poderia ter fechado o set em 28 a 26.
No segundo set, a seleção francesa se recuperou na questão dos saques, mas cometeram oito erros a mais que os Estados Unidos e ainda tiveram dificuldades com o ótimo trabalho de bloqueio das norte-americanas. No mais, o cenário foi parecido com o set anterior, com a França se recuperando de diferenças impostas no placar ao longo do período, mas falhando no momento de assumir a frente para conquistar a vitória no set.
No terceiro e último set, as norte-americanas conseguiram confirmar a vitória na partida de maneira tranquila. Os Estados Unidos, apesar de terem errado um pouco mais que a França no set, foram superiores na defesa e nos bloqueios, e depois de assumirem a vantagem no placar logo no início, não foram mais ultrapassados.